Ultimas
Home / Destaque / Unidade de Saúde de Ilha promove atividades alusivas ao Mês do Coração e ao Dia Mundial Sem Tabaco (c/áudio)
Unidade de Saúde de Ilha promove atividades alusivas ao Mês do Coração e ao Dia Mundial Sem Tabaco (c/áudio)

Unidade de Saúde de Ilha promove atividades alusivas ao Mês do Coração e ao Dia Mundial Sem Tabaco (c/áudio)

A Fundação Portuguesa de Cardiologia institucionalizou o mês de maio como o “Mês do Coração”, a pensar na sensibilização dos cidadãos para a problemática das doenças cardiovasculares e para a imperatividade de prevenir o seu aparecimento através de hábitos saudáveis.

 Como tal a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge preparou, através Núcleo de Formação e Orientação Profissional da USI, algumas atividades para assinalar o mês do coração.

Assim sendo, irá realizar-se uma caminhada no dia 28 de maio, em ambos os concelhos, onde se comemora também o Dia Nacional e Europeu da Obesidade e o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, através da realização de rastreios de glicémia, TA e IMC.

No concelho de Velas, a caminhada tem início pelas 10h00, entre a Ermida de Santa Rita de Cássia, na freguesia das Manadas, passando pelos Casteletes e terminando no Caminho do Açougue, na freguesia da Urzelina.

Já no concelho de Calheta e também no mesmo dia e à mesma hora, a caminhada tem início no Lugar do Ramal até Largo da Igreja de São Tiago na freguesia da Ribeira Seca.

No que concerne ao Dia Mundial sem Tabaco, o Centro de Oncologia dos Açores pretende dar continuidade à campanha antitabágica lançada em dezembro de 2015.

 Assim, para assinalar esta data será realizado um desfile, no dia 31 de maio, nas principais artérias de cada concelho em simultâneo em todas as ilhas da Região.

Na ilha de São Jorge, o desfile será coordenado pela Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge, que convida toda a população a participar.

No concelho de Velas, o início do desfile tem hora marcada para as 10h, começando na Avenida do Livramento, junto ao quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Velas e terminando na Praça Velha.

No concelho de Calheta, com início também às 10h, o desfile sairá da Estrada Regional junto ao campo de futebol da Calheta e irá terminar no Largo do Cais.

Paulo Sousa, presidente do Conselho de Administração da USI, falou à RL Açores sobre as atividades e destacou ainda a proatividade da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge no que toca a este tipo de iniciativas.

USI/LA/RL Açores

Imagem: ©DR

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top