Home / Destaque / Unidade de Saúde de Ilha promove Rastreio do Cancro da Pele já no mês de janeiro (c/áudio)
Unidade de Saúde de Ilha promove Rastreio do Cancro da Pele já no mês de janeiro (c/áudio)

Unidade de Saúde de Ilha promove Rastreio do Cancro da Pele já no mês de janeiro (c/áudio)

Ouça a reportagem para ficar a saber mais sobre o rastreio:

Já no próximo mês de janeiro a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge promove um rastreio pioneiro na ilha, um rastreio ao cancro da pele.

A ideia surgiu através de um médico dermatologista que vem à ilha de São Jorge e é da máxima importância tal como explicou o presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde.

Paulo Sousa fez saber que neste rastreio que está marcado para a primeira semana de janeiro estarão presentes quatro dermatologistas de renome nacional e o rastreio conta já com o apoio da Sociedade Portuguesa da Dermatologia e da Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo.

O rastreio é dirigido à população em geral, a todas as pessoas que tenham algum sinal suspeito.

César Gonçalves médico e vogal do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha explicou os aspetos que as pessoas devem ter em conta na observação dos sinais.

De acordo com César Gonçalves todas as situações que se revelem duvidosas serão resolvidas mesmo na altura, uma vez que a equipa que estará a realizar o rastreio, dois médicos na Calheta e dois nas Velas, fazem a consulta e removem algum sinal suspeito que posteriormente será então mandado para análise.

O procedimento do rastreio será simples, havendo um processo de seleção através dos Centros de Saúde de Velas e Calheta, como explicou o médico.

César Gonçalves fez ainda um apelo à população.

Assim, toda a população que encontre um sinal suspeito deve então ligar para o Centro de saúde da sua área de residência, no caso das Velas para o 295 430 220 e no caso da Calheta para o 295 460 120.

Convém ainda que aquando da chamada para inscrição no rastreio as pessoas tenham à mão o seu número de utente, forneçam o seu nome completo e a sua data de nascimento.

O rastreio está então marcado para a primeira semana do mês de janeiro, sendo que nos próximos dias a Unidade de Saúde de Ilha irá distribuir panfletos a alertar para a situação.

Pode consultar nos seguintes links os panfletos da Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo:

http://www.apcancrocutaneo.pt/attachments/article/58/Folheto%20de%20Fotoeduca%C3%A7%C3%A3o%20manchas,%20sinais%20e%20cancro%20cut%C3%A2neo%201.pdf

http://www.apcancrocutaneo.pt/attachments/article/58/Folheto%20de%20Fotoeduca%C3%A7%C3%A3o%20manchas,%20sinais%20e%20cancro%20cut%C3%A2neo%202.pdf

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top