Home / Destaque / Utentes de S.Jorge vão poder contar com deslocação mais regular de especialistas à ilha e maior celeridade nos processos de deslocação para consultas na Terceira (c/áudio)
Utentes de S.Jorge vão poder contar com deslocação mais regular de especialistas à ilha e maior celeridade nos processos de deslocação para consultas na Terceira (c/áudio)

Utentes de S.Jorge vão poder contar com deslocação mais regular de especialistas à ilha e maior celeridade nos processos de deslocação para consultas na Terceira (c/áudio)

Paula Moniz, a presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito, em Angra do heroísmo, esteve esta terça-feira a visitar a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge, nomeadamente o Centro de Saúde da Calheta e o Centro de Saúde das Velas.

Numa deslocação que se insere numa ronda de visitas às unidades de saúde de ilha da área de influência deste Hospital, Paula Moniz deixou garantias aos utentes de São Jorge: a retoma da deslocação de médicos especialistas à ilha com maior regularidade e uma maior celeridade no que respeita às deslocações dos utentes jorgenses para consultas no Hospital de Angra.

“A presença de médicos especialistas que vinham tradicionalmente às ilhas irá eventualmente retomar um plano de trabalhos mais dedicado, as limitações para as consultas de especialista e depois eventuais intervenções cirúrgicas no Hospital poderão sofrer alguma aceleração, porque além dessa unidade cria-se um grupo de trabalho de triagem de médicos com os médicos das unidades, os médicos de medicina familiar, e também alguns médicos especialistas”, revelou Paula Moniz.

A presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito fez saber que no dia 29 de setembro vão “juntar todos os colegas e fazer um refresh dos planos de trabalho que estamos a lançar agora”.

Compromissos que vêm fazer face às queixas da população de São Jorge que há muito lamenta a falta de consultas de especialidade na Unidade de Saúde de Ilha como era habitual e a demora nas deslocações para consultas, exames ou cirurgias na ilha Terceira.

Paulo Sousa, o administrador da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge, diz que os frutos deste trabalho não serão visíveis a curto prazo, mas está confiante de que estão a ser tomadas boas medidas quanto àquelas que são as necessidades dos utentes.

“Essa unidade de gestão de doentes irá de certa forma gerir as deslocações e o encaminhamento de doentes para os exames e para as consultas de uma forma mais célere e também com maior benefício para os utentes”, frisou o administrador.

Quando à deslocação de especialistas que, segundo Paulo Sousa, se trata de “uma preocupação que temos vindo a trabalhar também com o Hospital, no sentido de saber da disponibilidade”, sendo que há “também aqui um compromisso de fazermos um grupo de trabalho de forma a tentar perceber quem são os especialistas que podem vir a São Jorge”.

De acordo com Paulo Sousa, é importante o reforço da ligação existente há já muitos anos entre a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge e o Hospital de Santo Espírito, na Terceira, uma ligação que, segundo o administrador, “vai sempre existir”.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top