Home / Politica / “Vale de saúde tem sido um instrumento útil no Serviço Regional de Saúde”, considera Domingos Cunha
“Vale de saúde tem sido um instrumento útil no Serviço Regional de Saúde”, considera Domingos Cunha

“Vale de saúde tem sido um instrumento útil no Serviço Regional de Saúde”, considera Domingos Cunha

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista elogiou esta quarta-feira o papel que têm tido os vales de saúde existentes no arquipélago, sobretudo, na recuperação de listas de espera cirúrgicas.

Esta análise, da responsabilidade de Domingos Cunha, foi feita no plenário Açoriano que está reunido na cidade da Horta, onde foi alterado o Vale de Saúde e aprovado o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia.

“Penso que todos os números que são conhecidos, ao nível de cirurgias já efetuadas ao abrigo da aplicação do vale de saúde, mostra que o Governo dos Açores, ao aplicar esta medida, criou um importante meio para ultrapassar as dificuldades que existiam ao nível do tempo de espera de uma cirurgia”, afirmou Domingos Cunha.

O deputado socialista relembrou ainda que o vale de saúde abrangeu utentes que se encontravam inscritos desde 2011 e 2012.

“A verdade é que nos últimos anos, na área cirúrgica, registou-se um aumento de procedimentos que ronda os 18,5%”, afirmou o parlamentar.

Para além destas medidas, Domingos Cunha destacou que as novas filosofias de recuperação de listas, passaram também pelas cirurgias em ambulatório que “aumentaram 51% de 2012 para 2015”, acrescentando que “os profissionais e as Unidades de Saúde trabalham bem e vão continuar a fazê-lo em prol dos Açorianos”.

“Os vales de saúde são um instrumento útil para recuperarmos as listas de espera. Não posso deixar de registar, com muito agrado, a evolução brutal a que temos assistido no Serviço Regional de Saúde, ao nível da sua constituição, no trabalho desenvolvido e na qualidade de serviço prestado”, sintetizou Domingos Cunha.

GI PS/Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top