Home / Açores / Vasco Cordeiro convida deputados para encontro sobre o processo da Base das Lajes
Vasco Cordeiro convida deputados para encontro sobre o processo da Base das Lajes

Vasco Cordeiro convida deputados para encontro sobre o processo da Base das Lajes

O Presidente do Governo dos Açores convidou hoje a Comissão Especializada Permanente de Política Geral da Assembleia Legislativa para um encontro destinado a dar conta do atual ponto de situação relativo à Base das Lajes.

O convite de Vasco Cordeiro para uma reunião em data mutuamente conveniente foi formalizado numa carta endereçada à Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luísa Luís.

Esta será, assim, a terceira vez que o Presidente do Governo se reúne com os deputados da Comissão de Política Geral especificamente sobre o processo da Base das Lajes, depois dos encontros realizados em janeiro de 2016 e em maio de 2014.

Na carta hoje enviada, Vasco Cordeiro salienta que a “situação criada pela Força Aérea norte-americana de redimensionar a sua presença militar na Base das Lajes, continua a ter componentes que são da maior importância conhecer, acompanhar e sobre elas ter uma posição”.

“É isso que o Governo dos Açores tem feito, também por meu intermédio, assumindo, quer na Comissão Bilateral Permanente, quer nas diversas estruturas de acompanhamento do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América, quer, ainda, em qualquer outra circunstância onde isso se afigure possível, a defesa dos interesses dos Açores nesta matéria”, salienta a missiva.

De acordo com Vasco Cordeiro, os encontros com a Comissão de Política Geral que decorreram na legislatura anterior constituíram uma “oportunidade acrescida, para além das sessões plenárias, para trocar impressões” com os deputados que a compõem sobre esta temática.

 

 

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top