Home / Politica / Vasco Cordeiro defende caminho de sustentabilidade para os produtores e para a indústria do leite no Pico
Vasco Cordeiro defende caminho de sustentabilidade para os produtores e para a indústria do leite no Pico

Vasco Cordeiro defende caminho de sustentabilidade para os produtores e para a indústria do leite no Pico

O Presidente do PS/Açores considera ser possível “delinear um caminho com sustentabilidade” para a produção e para a indústria do leite na ilha do Pico, preconizando que o setor deve “trilhar um caminho de futuro”.

Após visitar a cooperativa Leite da Montanha, a antiga Lactopico, Vasco Cordeiro realçou que esta unidade é um “exemplo daquilo que, nestes últimos 4 anos, enfrentámos e que foi possível colocar novamente num trajeto de recuperação”.

O líder dos socialistas Açorianos explicou que “após um período de estabilização da atividade e da situação desta indústria, entre 2014 e 2015, verificou-se um aumento de cerca de 1 milhão de litros de leite entregues nesta fábrica”, o que corresponde, grosso modo, a “cerca de 25% daquilo que ela trabalhava”.

Vasco Cordeiro lembrou que isso foi possível “não apenas graças à ação do Governo Regional do PS, que cerrou fileiras na defesa desta indústria também na ilha do Pico”, mas “sobretudo pelo trabalho dos responsáveis da cooperativa e dos produtores”. “São eles que são os grandes obreiros desta tarefa de recuperação desta indústria”, reforçou.

O Presidente do PS/Açores realçou a “aposta e o esforço que, da parte de vários envolvidos, não apenas das entidades públicas, mas sobretudo das entidades privadas, está a ser feito no sentido de requalificar e recuperar esta indústria na ilha do Pico”, explicando que esta unidade “tem um projeto de requalificação e de redireccionamento da sua atividade de transformação no âmbito do Prorural”, que deverá permitir a criação de “produtos de maior valor acrescentado, reformulando o próprio processo e as próprias infraestruturas”. Na perspetiva de Vasco Cordeiro, esta reformulação constitui-se como uma “forma de garantir um melhor futuro para o setor leiteiro no Pico, garantindo rendimentos para os produtores de leite Picoenses”.

Vasco Cordeiro realçou que as “cooperativas têm os seus compromissos financeiros” e que o Governo Regional “não se substitui à responsabilidade de ninguém”, entendendo que este “projeto de requalificação e de futuro deve ser apoiado, em parceria entre quem gere esta infraestrutura e os produtores, que têm esta responsabilidade de garantir que haja matéria prima para que afábrica funcione”.

“Muito foi feito, mas muito ainda há a fazer e é nesta postura que o PS/Açores se apresenta às eleições regionais do próximo dia 16 de Outubro”, finalizou Vasco Cordeiro.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top