Home / Açores / Vasco Cordeiro destaca contributo do investimento privado no novo ciclo económico da Região
Vasco Cordeiro destaca contributo do investimento privado no novo ciclo económico da Região

Vasco Cordeiro destaca contributo do investimento privado no novo ciclo económico da Região

O Presidente do Governo destacou hoje a importância do investimento privado na consolidação do novo ciclo económico que se vive na Região, apontando o exemplo das cerca de mil candidaturas apresentadas por empresários ao sistema de incentivos Competir+.

“Nesta nova fase que estamos a viver na nossa economia, há uma aposta clara do investimento privado, que aproveita mecanismos e os sistemas de incentivos, como o Competir+, porque existe uma renovada confiança na economia regional, com efeitos na criação de riqueza e de criação de emprego na Região”, afirmou Vasco Cordeiro.

Falando na cerimónia que marcou o arranque da construção do Vip Zenite Hotel, no centro de Angra do Heroísmo, o Presidente do Governo salientou que este Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial já conta com cerca de 1.000 candidaturas, que representam mais de 440 milhões de euros de investimento privado e que permitirão criar mais de 2.100 novos postos de trabalho diretos nos Açores.

Relativamente à Terceira, são já cerca de 220 as candidaturas de investimento privado, que representam perto de 92 milhões de euros de investimento e que preveem criar mais de 525 novos postos de trabalho diretos nesta ilha em diversos setores, adiantou.

No primeiro dia da visita de trabalho do Governo à Terceira, Vasco Cordeiro salientou que “tudo isto é causa e efeito deste clima económico que se vive, que tem no Turismo uma alavanca importante, mas que não tem apenas a ver com o crescimento deste setor”.

Nesse sentido, sublinhou que a criação de riqueza, segundo dados do INE, em 2017, ultrapassou, pela primeira vez, a barreira dos 4.000 milhões de euros nos Açores, enquanto, na Terceira, os dados mais recentes indicam que o PIB atingiu já um montante superior aos valores registados antes da crise.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo alertou, porém, para a necessidade de se ter cautela para não menosprezar o clima de confiança que se vive na Região, tendo sempre a consciência de que continuam existir desafios que necessitam de ser ultrapassados quanto à consolidação deste processo de crescimento.

“Não podemos cair no erro de menosprezar os sinais claros e efetivos de recuperação de económica, de criação de emprego e de melhoria da situação da Região, mas também não podemos, pura e simplesmente, cruzar os braços e pensar que tudo está resolvido”, disse.

Adiantou, por outro lado, que o Vip Zenite Hotel se integra na estratégia definida de apoio ao investimento privado nesta área, uma vez que é qualificador do ponto de vista turístico, permitindo reforçar a capacidade que a cidade de Angra do Heroísmo e a ilha Terceira oferecem do ponto de vista do alojamento turístico.

Este investimento de cerca de 6,5 milhões de euros vai permitir recuperar um solar século XVIII, contribuindo para a requalificação urbana, um projeto que o Governo dos Açores declarou como Projeto de Interesse Regional (PIR), sendo, aliás, um dos seis projetos que já foram reconhecidos na Terceira, totalizando um montante superior a 37,5 milhões de euros de investimento.

 

“Ao nível da Região, estamos a falar de 20 projetos PIR, no valor de mais de 83 milhões de euros, dos quais resultará a criação de mais 340 postos de trabalho”, destacou o Presidente do Governo.

No primeiro dia desta visita à Terceira, Vasco Cordeiro visitou também a empreitada de proteção, consolidação e valorização da Baía do Fanal, em Angra do Heroísmo, assim como o local da futura construção do parque de estacionamento da zona balnear da Silveira.

Na ocasião, Vasco cordeiro adiantou aos jornalistas que esta é uma intervenção na Baía do Fanal que conjuga várias entidades, como é o caso da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e da Direção Regional dos Assuntos do Mar.

Esta é uma das várias intervenções que o Governo dos Açores está a desenvolver em várias ilhas da Região de proteção da orla costeira, incluindo a obra que está a decorrer em Rabo de Peixe, num valor superior a 3,3 milhões de euros.

“Por toda a Região, estamos a falar de 22 empreitadas com este objetivo, num valor que se aproxima dos 14 milhões de euros de investimento”, destacou o Presidente do Governo.

 

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top