Home / Açores / Vasco Cordeiro destaca “percurso absolutamente notável” que a Agricultura tem feito nos Açores
Vasco Cordeiro destaca “percurso absolutamente notável” que a Agricultura tem feito nos Açores

Vasco Cordeiro destaca “percurso absolutamente notável” que a Agricultura tem feito nos Açores

O Presidente do Governo destacou esta quarta-feira, nas comemorações do Dia Nacional da Agricultura, o “percurso absolutamente notável” que o setor tem feito nos Açores, salientando que isso se deve também à capacidade que os agricultores da Região têm demonstrado para ultrapassar os desafios.

“Os Açores têm feito um percurso absolutamente notável, não apenas no que tem a ver com o setor dos lacticínios, mas ao nível de todo o setor agrícola. Os agricultores açorianos são, desse ponto de vista, um exemplo na capacidade de resposta aos desafios que lhes são colocados, quer na quantidade, quer na qualidade” das suas produções, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava numa iniciativa promovida pela Associação Agrícola de São Miguel, que contou com o apoio do Governo dos Açores, a propósito do Dia Nacional da Agricultura, e que juntou, no recinto do mercado agrícola, cerca de quatro mil crianças de várias escolas da ilha.

Segundo Vasco Cordeiro, o trajeto feito pela agricultura açoriana faz com que este setor tenha uma importância económica e social significativa na Região, mas também, no caso específico dos lacticínios, uma grande relevância a nível nacional.

“Com cerca de 2,3 por cento do território nacional, os Açores produzem mais de 30 por cento do leite nacional e cerca de 50 por cento do queijo que é produzido no país”, destacou o Presidente do Governo, para quem isso é possível, sobretudo, com a “dedicação e com a competência de todos os envolvidos neste processo”.

“Mas há aspetos que urge melhorar, há desafios que estão à nossa frente, e um desses desafios que nos mobiliza a todos tem a ver com a negociação do próximo quadro comunitário de apoio”, referiu Vasco Cordeiro, reafirmando que o Governo dos Açores não está satisfeito com a proposta da Comissão Europeia para o Orçamento para o período pós 2020.

Depois de ter visitado toda as atividades destinadas às crianças, acompanhado pelo Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, e pelo Presidente da Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, Vasco Cordeiro salientou que esta foi uma “grande iniciativa e de muito mérito, no sentido de proporcionar este contacto mais direto das crianças e dos jovens com este setor”.

“Passa também por aqui, por iniciativas como esta, a valorização e a dignificação deste setor, dando a conhecer às novas gerações a forma como muitos dos produtos que consumimos no nosso dia a dia são produzidos”, afirmou o Presidente do Governo.

 

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top