Home / Açores / Vasco Cordeiro e Duarte Freitas trocam acusações no parlamento
Vasco Cordeiro e Duarte Freitas trocam acusações no parlamento

Vasco Cordeiro e Duarte Freitas trocam acusações no parlamento

O Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, e o líder do PSD Açores, Duarte Freitas, protagonizaram hoje uma discussão acesa no plenário. Em causa estava o facto de o pagamento do Rendimento Social de Inserção (RSI) referente ao mês de outubro ter sido pago a 14 de outubro, ou seja, dois dias antes das eleições.

A questão foi levantada por Duarte Freitas que pediu explicações sobre a situação, acusando o Governo Regional socialista de aproveitamento político.

“Eu acuso o Governo de usar pagamentos antecipados para efeitos eleitorais e de usar a pobreza para ganhos eleitorais”, disse mesmo o líder do PSD Açores.

Duarte Freitas questionou ainda se “Acham razoável que as pessoas que mais sofrem, algumas delas estão a receber RSI, recebam no mês das eleições a meio do mês, no dia 14, e no mês seguinte já se adiou três ou quatro dias?”.

Para o deputado social-democrata “houve uma preocupação muito grande para no mês das eleições pagar antes das eleições. E se calhar até é necessário, mas queria que explicasse se foi tão necessário naquele mês porque é que no mês de novembro já não e se nos próximos meses vai pagar a 13 e 14?”.

Ora Vasco Cordeiro respondeu perguntando “se a alternativa fosse pagar nessa altura ou ter um atraso no pagamento, o que fazia?”, acabando depois por ler um ‘email’, datado de 21 de setembro, do banco Santander Totta.

Nesse documento, o banco refere, quanto aos pagamentos de prestações sociais, que julga chegarem “via SIBS”, não ter ainda essa orientação, pelo que sugere, “se possível, a título excecional e para precaver qualquer imprevisto aquando da fusão, independentemente de o vosso NIB ser ou não do ex-Banif, pagarem as mesmas até dia 14/10/2016”.

Já Duarte Freitas lamentou a demora na justificação mas voltou à carga dizendo ter “havido telefonemas de algumas instituições particulares de solidariedade social para beneficiários a lembrar: ‘atenção já está pago o RSI’”, insistindo no “aproveitamento político” da situação.

Vasco Cordeiro disse mesmo que Duarte Freitas “quer é conversa”, mas que este entrou no plenário “para tosquiar e saiu tosquiado”, sendo que, “isso dito por um cordeiro não é pouco elogio”.

LA/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top