Vasco Cordeiro entronizado Confrade Honorário na Confraria do Queijo de São Jorge (c/reportagem fotográfica)

(Reportagem áudio a desenvolver)

Começaram hoje, dia 23 de abril, as Festas de São Jorge, o padroeiro do concelho das Velas. A Vila está em festa até ao dia 25 de abril sob o tema “A Herança de um Povo”.

A festa arrancou como é já habitual com a Entronização de Confrades na Confraria do Queijo de São Jorge.

Este ano foi entronizado como Confrade Honorário o presidente do Governo Regional dos Açores e o Médico Veterinário David Gago da Câmara Dias Pereira.

Uma cerimónia de Entronização que contou com a presença de representantes de 12 Confrarias e ainda com a presença da Vice-presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.

A Cerimónia de Entronização de novos confrades na Confraria do Queijo de São Jorge marcou o início das Festas de São Jorge.

Para além da entronização de confrades noviços e da passagem de noviços a efetivos foi ainda entronizado como Confrade Honorário o Presidente do Governo regional.

Na ocasião Vasco Cordeiro que se mostrou honrado em fazer parte da Confraria do Queijo de São Jorge anunciou uma nova campanha de promoção através de uma candidatura do Centro Açoriano do Leite e Lacticínios a fundos comunitários.

“Da parte do Governo dos Açores, vemos como particularmente interessante movimentos como aquele que surge no âmbito do Centro Açoriano do Leite e Lacticínios (CALL), quando trabalhou e organizou uma candidatura a fundos comunitários”, afirmou Vasco Cordeiro.

Esta candidatura, que foi apresentada na última semana, através de um dos sócios do CALL, por razões administrativas, prevê uma verba que, ao longo de três anos, ascende a cerca de 2,2 milhões de euros.

Trata-se de um montante que “estará ao serviço do nosso setor agrícola e de uma das áreas em que necessitamos de aprofundar este trabalho” ao nível da promoção e da comercialização dos produtos lácteos, adiantou.

O Presidente do Governo revelou ainda que o executivo está a trabalhar para num futuro próximo dar início a uma estratégia de promoção dos lacticínios dos açores.

Vasco Cordeiro denominou ainda a Confraria do Queijo de São Jorge como uma peça essencial.

Após ter sido entronizado confrade, Vasco Cordeiro afirmou, por outro lado, que esta “honra e esta responsabilidade” de defender e promover o Queijo de São Jorge não se limita apenas a este produto, mas também em relação a toda a comunidade, dada a sua importância para o desenvolvimento económico e social desta ilha.

“É uma honra muito grande pertencer a uma Confraria que já passou o quarto de século de existência e que tem sido, nas vertentes técnica e lúdica, uma peça essencial neste processo de desenvolvimento da ilha de São Jorge e, por conseguinte, da nossa Região”, concluiu o Presidente do Governo.

 Foi ainda entronizado como Confrade Honorário David Dias Pereira, Médico Veterinário natural de Ponta Delgada.

Na cerimónia de entronização, não foi esquecido pela própria Confraria o momento atual que o setor atravessa.

Neste dia maior do concelho das Velas, feriado municipal, decorreu ainda a missa e procissão em honra do padroeiro São Jorge com as várias instituições e filarmónicas do concelho a marcarem presença.

De seguida houve ainda um almoço no Pavilhão do Futebol Clube Marítimo onde se serviram as tradicionais Sopas do Divino Espirito Santo.

Liliana Andrade/RL Açores

Veja aqui a reportagem fotográfica deste Dia Maior do Concelho das Velas:  https://www.facebook.com/pg/RlAcores/photos/?tab=album&album_id=1486584891383166

Deixe uma resposta