Home / Açores / Vasco Cordeiro no plenário do Comité das Regiões com Agricultura, Pescas e Turismo na agenda
Vasco Cordeiro no plenário do Comité das Regiões com Agricultura, Pescas e Turismo na agenda

Vasco Cordeiro no plenário do Comité das Regiões com Agricultura, Pescas e Turismo na agenda

O Presidente do Governo participa quarta e quinta-feira, em Bruxelas, na reunião plenária do Comité das Regiões, que vai analisar diversos pareceres em áreas de interesse para os Açores relacionados com a Agricultura, as Pescas e o Turismo.

A 120ª reunião plenária deste órgão consultivo das instituições europeias que representa as entidades regionais e locais da União Europeia vai debater e aprovar pareceres sobre o turismo como motor da cooperação regional, a regulação da volatilidade dos preços dos produtos agrícolas e medidas técnicas para o setor das pescas.

O primeiro dia de trabalhos contará com a intervenção do Vice-Presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, além da participação da Comissária Europeia responsável pelas áreas do Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen.

Está, também, previsto um debate sobre o papel das regiões no desenvolvimento do setor turístico na Europa, com a participação do Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, Taleb Rifai.

Nesta sessão plenária será, por outro lado, analisada a forma como os poderes local e regional lidam com os desafios da migração na União Europeia, estando, neste âmbito, prevista uma intervenção do Comissário Europeu responsável por esta área, Dimitris Avramopoulos.

O Presidente do Governo far-se-á acompanhar nestes trabalhos, que decorrerão no edifício do Parlamento Europeu, em Bruxelas, pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt.

A Região Autónoma dos Açores tem assento no Comité das Regiões – organismo que conta com mais de 350 membros oriundos de todos os Estados Membros – desde a sua criação, sendo atualmente representada pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

A principal missão deste organismo é a emissão de pareceres sobre questões políticas da atualidade e de propostas legislativas em domínios que se relacionem com o exercício do poder regional e local na Europa como, por exemplo, ao nível da coesão económica e social, do emprego e formação profissional, da educação e cultura, da saúde e política social, do ambiente e alterações climáticas, energia e transportes, entre outras.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top