Home / Açores / Vasco Cordeiro participa no Comité das Regiões que analisa futuro da Política Agrícola Comum
Vasco Cordeiro participa no Comité das Regiões que analisa futuro da Política Agrícola Comum

Vasco Cordeiro participa no Comité das Regiões que analisa futuro da Política Agrícola Comum

O Presidente do Governo participa, quarta e quinta-feira, em Bruxelas, na reunião plenária do Comité das Regiões que, entre outros temas, vai analisar o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) e formas de reforçar o apoio aos jovens agricultores, com vista à criação de riqueza e de emprego nas zonas rurais.

Da agenda da 121.ª reunião deste órgão consultivo das instituições europeias que representa as entidades regionais e locais da UE consta uma intervenção do Comissário Europeu responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, que iniciou, na última semana, uma consulta pública sobre o futuro da PAC da União Europeia.

Nesta matéria, será ainda analisado o parecer do Comité das Regiões sobre “Apoio aos Jovens Agricultores Europeus”, uma matéria de relevância para os Açores, na perspetiva de reforçar a criação de mais emprego no meio rural, potenciando, também, a sua sustentabilidade económica e social.

Nesta sessão plenária serão também debatidos pareceres do Comité das Regiões sobre a reabilitação das cidades e zonas portuárias, uma nova estratégia da União Europeia para a adaptação às alterações climáticas, a avaliação intercalar do Programa LIFE e o quadro de parceria sobre as migrações, entre outros.

O Presidente do Governo far-se-á acompanhar nestes trabalhos, que decorrerão no edifício do Parlamento Europeu, em Bruxelas, pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt.

A Região Autónoma dos Açores tem assento no Comité das Regiões – organismo que conta com mais de 350 membros oriundos de todos os Estados Membros – desde a sua criação, sendo atualmente representada pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

Uma das missões deste organismo é a emissão de pareceres sobre questões políticas da atualidade e de propostas legislativas em domínios que se relacionem com o exercício do poder regional e local na Europa como, por exemplo, ao nível da coesão económica e social, do emprego e formação profissional, da educação e cultura, da saúde e política social, do ambiente e alterações climáticas, energia e transportes.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top