Ultimas
Home / Politica / Vasco Cordeiro pretende lançar um programa de reestruturação no setor das pescas Açorianas
Vasco Cordeiro pretende lançar um programa de reestruturação no setor das pescas Açorianas

Vasco Cordeiro pretende lançar um programa de reestruturação no setor das pescas Açorianas

O Presidente do PS/Açores anunciou esta sexta-feira, que pretende lançar um programa de restruturação no setor das pescas dos Açores, na próxima legislatura.

Vasco Cordeiro falava aos jornalistas após uma reunião com a Federação das Pescas, na qual esteve acompanhado por vários candidatos socialistas pela ilha de S. Miguel.

O líder dos socialistas Açorianos considerou que o encontro foi “particularmente produtivo e útil, porque permitiu constatar um conjunto de convergências entre as posições que o PS  tem nesta matéria e aquelas que são as preocupações da classe piscatória”.

Para Vasco Cordeiro, é “fundamental podermos ter uma abordagem, na próxima legislatura, que permita em relação às artes de pesca, às embarcações ou até em relação aos profissionais das pescas que têm mais idade, lançar um programa de restruturação, de forma a poder reforçar a competitividade dessa área e desse setor”.

“Isso faz-se libertando determinadas artes de pesca, privilegiando as embarcações que reúnam melhores condições de segurança e de operacionalidade, mas dando também um incentivo aos profissionais das pescas com mais idade, para que possam sair com toda a dignidade e também com rendimento”, explicou o líder socialista.

Vasco Cordeiro anunciou ainda que na próxima legislatura, o PS propõe que “seja lançado um programa de promoção do pescado Açoriano, alicerçado na marca Açores, mas chamando para essa valorização estes outros aspetos” como as “artes de pesca ou o sítio onde são capturados, porque as pescas nos Açores têm características muito especiais”.

O Presidente do PS/Açores realçou a “importância da aliança entre a comunidade científica e o nosso setor das pescas”, sublinhando que o PS quer “criar as condições para que essa parceria seja cada vez mais forte”.

“Uma aposta que já está em desenvolvimento, mas que queremos aprofundar também na próxima legislatura é a questão da aquicultura e a importância que ela pode ter para, em articulação com o setor das pescas, poder ser também uma fonte acrescida de rendimento, de criação de riqueza e de criação de emprego na nossa Região”, finalizou o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top