Velas são, oficialmente, a “Capital do Queijo” nos Açores – Luís Silveira espera retorno a nível do turismo e maior dinamização da economia local (c/áudio)

“Velas – Capital do Queijo”, é este o nome da marca lançada na terça-feira a noite, no âmbito das Festas de São Jorge que teve como tema central “O Queijo e a Sua História”.

Uma marca que pretende, acima de tudo, ter um retorno positivo a nível de turismo.

Um queijo de São Jorge, a mítica flor “não-me-esqueças”, as predominâncias da cor azul do mar e do céu e do verde das pastagens, elementos que compõem o logotipo daquela que é agora a marca certificada e registada do Município das Velas – “Velas – Capital do Queijo”.

O lançamento desta marca surge na sequência de potenciar a Vila das Velas e a ilha de São Jorge através daquela que Luís Silveira considera ser a jóia da coroa da ilha.

O presidente da Câmara Municipal começou por apontar três razões fortes para o lançamento desta marca.

Uma marca que se espera que tenha um grande retorno a nível de turismo, de acordo com o autarca velense.

Ao longo deste ano a autarquia das Velas tem já uma série de iniciativas de forma a potenciar o queijo de São Jorge e a dar conhecer a marca “Velas, Capital do Queijo”. O Município pretende, por exemplo, promover uma formação de culinária com vários chefs destinada à restauração local e também de outras ilhas.

No âmbito da apresentação da marca “Velas, Capital do Queijo”, houve ainda um showcooking levado a cabo pelo Chef José Maria Moreira. No final o queijo de São Jorge foi o ingrediente principal da degustação servida.

Liliana Andrade/RL Açores

Deixe uma resposta