Home / Destaque / Veleiro encalhado na Fajã do Sanguinhal já foi identificado
Veleiro encalhado na Fajã do Sanguinhal já foi identificado

Veleiro encalhado na Fajã do Sanguinhal já foi identificado

De acordo com um comunicado enviado pela Capitania do Porto da Horta, a embarcação que deu à costa na Fajã do Sanguinhal efetuava a travessia entre os E.U.A. e França em Maio de 2016, quando terá sofrido um incidente que originou o resgate do seu único tripulante e consequentemente o abandono da embarcação, confirmando-se assim inexistência de vítimas a registar.

Foi na sexta-feira, pelas 15h00, que foi dado o alerta por um cidadão que praticava pesca submarina, para a Extensão do Comando-local da Polícia Marítima da Horta nas Velas de São Jorge, de que se encontraria uma embarcação à vela, com cerca de 6 metros, encalhada na Fajã do Sanguinhal, na costa Norte da Ilha de São Jorge.

O Capitão do Porto da Horta, pela possibilidade de existirem vidas em perigo, acionou de imediato a embarcação da Estação Salva-vidas do ISN da Horta, empenhando ainda uma equipa do Comando-local da Polícia Marítima da Horta e os Bombeiros Voluntários da Calheta de São Jorge.

As primeiras imagens recolhidas permitiram de imediato avaliar que a embarcação se encontraria naquele local há vários dias, sendo que as ações subsequentes permitiram concluir a inexistência de presença humana, não havendo assim vítimas a registar.

A embarcação apresenta um elevado grau de deterioração, mas não constitui uma ameaça ambiental. Assim, vão prosseguir as diligências, com vista a apurar a identificação do veleiro, dos seus proprietários e das circunstâncias que estarão na origem deste incidente, encetando também, junto das autoridades competentes, os necessários esforços com vista à remoção do veleiro.

Capitania do Porto da Horta/RL Açores

Fotografia: ©CPH

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top