Home / Economia / Vítor Fraga garante que o Governo dos Açores será “impulsionador de novos projetos tecnológicos”
Vítor Fraga garante que o Governo dos Açores será “impulsionador de novos projetos tecnológicos”

Vítor Fraga garante que o Governo dos Açores será “impulsionador de novos projetos tecnológicos”

O Secretário Regional do Turismo e Transportes assegurou, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores “assume o compromisso de, neste novo ciclo que está a começar e de acordo com o próximo Quadro Comunitário de Apoio, ser impulsionador de novos projetos tecnológicos, que criem novos produtos e valorizem o que já existe”, pretendendo desta forma “potenciar a criação de emprego, em especial para os mais jovens, cada vez mais qualificados para estas novas indústrias de serviços”.

Vítor Fraga, que falava na cerimónia de assinatura de um protocolo entre a GlobalEDA e a Associação DNS.PT, salientou o trabalho desenvolvido pelo Executivo regional nesta área, nomeadamente através da criação da Agenda Digital e Tecnológica dos Açores e da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.

Para Vítor Fraga, as 29 medidas inscritas na Agenda Digital e Tecnológica serão “impulsionadoras de novos paradigmas” no mercado açoriano, dando “grande enfoque na alavancagem tecnológica das empresas”, através do programa de captação de investimentos em infraestruturas tecnológicas, denominado InfraTech Azores +.

Este programa, disse o Secretário Regional, “possuirá os mecanismos necessários para a implementação nos Açores de infraestruturas de alto valor tecnológico e geradoras de emprego fortemente qualificado”, de que são exemplo as estações que estão a ser construídas em Santa Maria e na Graciosa.

InfraTech Azores + será lançado no primeiro semestre de 2014 e está atualmente a ser desenhado, de modo a que o Governo dos Açores “seja parceiro ativo desses investimentos, criando mecanismos de incentivo e de facilitação”, afirmou.

Relativamente à Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, que está em plena execução e materialização, Vítor Fraga realçou “os princípios dos novos sistemas de incentivo, onde a transformação do conhecimento para o mercado merecerá uma nova visão”, além da “implementação do plano de empreendedorismo, onde as tecnologias emergentes tomam um papel fulcral no surgimento de novas empresas” e ainda o Incuba Azores, “que, funcionando no futuro Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, facilitará o surgimento de novas dinâmicas, tipicamente lideradas por jovens com competências nas novas indústrias de serviços tecnológicos”.

O Secretário Regional realçou ainda o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos para a implementação do Parque Tecnológico de São Miguel e revelou que o Governo dos Açores já está a trabalhar para que “o Parque Tecnológico da Terceira seja uma realidade”.

Estes equipamentos serão “peças-chave para a criação de ecossistemas favoráveis ao surgimento de negócios inovadores, tecnologicamente integrados e evoluídos”, sendo igualmente “fundamentais no desenvolvimento desta estratégia virada para a sociedade do conhecimento e da inovação, onde devemos ser mais ambiciosos e determinados”, sublinhou Vítor Fraga.

O Secretário Regional lançou, por isso, um desafio às empresas de base tecnológica para que “vejam esses parques como peças potenciadoras do seu desenvolvimento” e aos jovens para que levem “os seus projetos de negócio em diante”.

Por outro lado, Vítor Fraga salientou que o Governo dos Açores irá também desenvolver “medidas direcionadas para a transferência de conhecimento para as empresas, num regime de bolsas em contexto empresarial”, diferente do existente, já que “focará as suas atenções em mais de 80% nas empresas” e “permitirá que a interface mercado/universidade/centros de desenvolvimento seja feita de forma mais flexível, enquadrando-se nos novos paradigmas de criação de condições favoráveis aos ecossistemas empreendedores e criativos”.

Com o novo quadro comunitário à porta, o Secretário Regional defendeu a necessidade de “escolher, de forma inteligente, as áreas onde podemos ser diferenciadores e excelentes”.

Gacs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top