Home / Açores / XII Governo Regional dos Açores já tomou posse – Vasco Cordeiro quer concretizar sonho chamado Açores (c/áudio)
XII Governo Regional dos Açores já tomou posse – Vasco Cordeiro quer concretizar sonho chamado Açores (c/áudio)

XII Governo Regional dos Açores já tomou posse – Vasco Cordeiro quer concretizar sonho chamado Açores (c/áudio)

O XII Governo Regional tomou posse esta tarde perante os 57 deputados, a Presidente da Assembleia e restante mesa, antigos deputados e secretários regionais, antigos presidentes da Assembleia Legislativa Regional e várias entidades.

Após o Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, Vice-presidente, Sérgio Ávila, e os diversos Secretários tomarem posse, Ana Luís saudou, no seu discurso, os novos membros do Governo Regional.

A presidente aproveitou a presença de todos na “casa maior da Autonomia açoriana” para enaltecer a importância do direito ao voto que elegeu assim este parlamento e, por consequência, este Governo Regional.

Ana Luís saudou ainda todos aqueles que ao longo destes 40 anos contribuiram para a autonomia açoriana, considerando, por outro lado, que “a autonomia é um processo inacabado”.

A presidente relembrou que o Governo Regional que hoje tomou posse “resulta de uma maioria renovada que terá nesta assembleia toda a colaboração necessária para que possa responder às aspirações dos açorianos”.

“Apesar da consciência das diferentes opiniões e visões políticas e ideológicas, estou certa que saberemos todos criar as condições indispensáveis para superarmos os desafio dos novos tempos e de uma sociedade cada vez mais globalizada”, referiu ainda a presidente da Assembleia.

“Lealdade institucional e uma estreita cooperação” é o que Vasco Cordeiro poderá esperar de Ana Luís, tal como a própria afirmou.

Já Vasco Cordeiro  que falou após Ana Luís, considerou esta tomada de posse “um ato de grande simbolismo, que engrandece e honra a nossa Autonomia, enquanto uma das manifestações visíveis da valorização política do regime parlamentar representativo de todos os Açorianos”.

O Presidente do Governo Regional considerou que das eleições de 16 de outubro “resultou também que os Açorianos privilegiaram a estabilidade política como um bem em si mesmo, garantindo uma maioria parlamentar de apoio ao Governo dos Açores”.

Vasco Cordeiro aproveitou a ocasião para deixar garantias em nome do XII Governo Regional ao qual preside, “da parte do Governo dos Açores, aqui fica a solene garantia de que estamos e estaremos sempre disponíveis para, como é nossa obrigação, mas sobretudo, como é nossa convicção democrática, responder perante este Parlamento, dialogar em nome do supremo interesse dos Açorianos para assumir uma verdadeira relação política e institucional entre os órgãos de governo próprio da Região Autónoma dos Açores”.

Por outro lado, o presidente não esqueceu a elevada abstenção, de 59,16%, afirmando a sua preocupação para com “a evolução do fenómeno da abstenção nos Açores”.

“O XII Governo dos Açores que agora toma posse está focado em responder aos desafios que os Açores vão enfrentar nos próximos quatro anos nas mais variadas áreas, concretizando as linhas de orientação estratégicas e os objetivos traçados pelo programa eleitoral, sufragado maioritariamente nas eleições legislativas regionais do passado dia 16 de outubro”, afirmou Vasco Cordeiro.

Sobre a nova orgânica do Governo, esta traz, também, segundo o presidente do executivo, “um novo departamento dedicado à Energia, ao Ambiente e ao Turismo, áreas de importância estratégica para o futuro dos Açores, que veem, assim, reforçadas a sua componente institucional e de atenção política, e que, por isso, estamos em crer podem capacitar ainda mais os Açores para os desafios globais que enfrentamos, desde logo no âmbito da criação de emprego e da criação de riqueza”.

Vasco Cordeiro frisou ainda que o XII Governo Regional se apresenta de forma a concretizar um sonho. “Estamos aqui em nome deste sonho. Um sonho chamado Açores que queremos tornar, cada vez mais, uma realidade”, frisou.

Liliana Andrade/RL Açores

Pode ouvir abaixo os discursos da Presidente da Assembleia Legislativa Regional e do Presidente do Governo Regional:

Veja aqui as fotografias da Tomada de Posse do XII Governo Regional dos Açores: https://www.facebook.com/RlAcores/photos/?tab=album&album_id=1250436231664701

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top