XIII Gala do Desporto Açoriano homenageia judocas jorgenses

A XIII Gala do Desporto Açoriano, que decorreu na passada sexta-feira, no Auditório Municipal das Velas em São Jorge, homenageou vários atletas do Judo Clube São Jorge, nomeadamente André Soares, Carlos Luz, Daniela Chaves, Filipe Soares, Pedro Soares e Tiago Rodrigues.

Esta Gala foi presidida pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses que, em declarações à RL Açores, afirmou que numa noite em que se evocou a excelência através dos bons resultados obtidos pelos judocas jorgenses, que têm levado o nome dos Açores mais longe, o Governo Regional tudo fará para continuar a apoiar estes atletas.

“São Jorge tem vindo a especializar os seus atletas numa modalidade específica, concretamente o Judo, e aí têm conseguido levar o nome dos Açores mais longe”, facto a que “o Governo dos Açores está atento”, frisou o Secretário Regional.

Avelino Meneses referiu ainda que é importante continuar a apostar no desporto a nível Açores e que em matéria de desporto a região “é um exemplo em termos nacionais”.

Por seu turno, Victor Soares, presidente do Judo Clube São Jorge não disfarçou o imenso orgulho nos seus atletas e a grande satisfação pessoal.

“É um orgulho para nós, para o clube em geral e para mim em especial, receber este reconhecimento da região”, exaltou.

Trabalho, perseverança, ambição, insistência e vontade são palavras-chave apontadas por Victor Soares para a formação de atletas deste calibre. O presidente do Judo Clube São Jorge mostrou-se ainda optimista para o futuro.

André Soares, um dos judocas homenageados, fez um balanço positivo da época desportiva passada que lhe valeu este reconhecimento e mostrou-se confiante para esta nova época em que já começou a ganhar.

“Acho que foi uma boa época, foi a primeira em que eu consegui chegar a um Campeonato do Mundo e, só por isso, acho que foi uma das melhores épocas que já tive”, sustentou o judoca.

Quanto à época desportiva que já está em curso, André Soares espera que “seja igual ou melhor que a anterior”. Facto é que os bons resultados já começaram a aparecer com a medalha de ouro na Taça Internacional KK.

Tiago Rodrigues, igualmente homenageado, fez também um balanço positivo da última época desportiva, mostrando-se expectante e otimista para esta época onde também entrou a ganhar, tendo já arrecadado uma medalha de ouro, também na Taça Internacional KK.

“A época de 2013 da qual fui galardoado foi, sem dúvida, a melhor época desportiva que tive até agora, principalmente a nível de seniores”, tendo alcançado o Campeonato da Europa e do Mundo.

Carlos Luz, atleta e treinador do Judo Clube São Jorge, foi também reconhecido e mostrou-se muito satisfeito, realçando ainda que o sonho olímpico mantém-se e destacando o ótimo trabalho dos atletas para obtenção de resultados cada vez melhores.

“A época de 2013 acho que foi muito boa, acho que me preparei bem, as coisas correram bem e ao longo do ano fui sentindo uma evolução com os treinos e com as provas”.

Apesar da lesão no primeiro semestre de 2014, o judoca está motivado e acredita que vai chegar aos mesmos níveis do ano passado.

Como treinador do Judo Clube São Jorge, Carlos Luz destacou ainda a importância deste tipo de reconhecimentos.

Recorde-se que este novo formato da Gala do Desporto Açoriano, que consiste na descentralização do evento, foi adotado no ano passado agradando à maioria dos atletas que podem, assim, receber os seus prémios e devidas homenagens junto da família e amigos.

Liliana Andrade/RL Açores

Deixe uma resposta