Home / Desporto / XVI Gala do Desporto Açoriano com 10 galardoados em São Jorge – destaque para o Judo e para os 50 anos de dois clubes de futebol da ilha (c/áudio)
XVI Gala do Desporto Açoriano com 10 galardoados em São Jorge – destaque para o Judo e para os 50 anos de dois clubes de futebol da ilha (c/áudio)

XVI Gala do Desporto Açoriano com 10 galardoados em São Jorge – destaque para o Judo e para os 50 anos de dois clubes de futebol da ilha (c/áudio)

Na XVI Gala do Desporto Açoriano na ilha de São Jorge foram distinguidos sete atletas, todos eles judocas, um dirigente, também ele ligado à modalidade do judo, e ainda dois clubes de futebol da ilha que celebraram em 2016 50 anos de existência.

Na categoria personalidades José Teixeira foi o galardoado na ilha de São Jorge pelos 20 anos como dirigente na ilha na modalidade do Judo.

Já na categoria Entidades o Grupo Desportivo Velense e o Futebol Clube Urzelinense foram os homenageados por terem celebrado 50 anos em 2016.

No que toca aos resultados e classificações nacionais e internacionais e na categoria seleções nacionais foram distinguidos sete atletas do Judo Clube São Jorge.

Para os que conquistaram o galardão pela primeira vez há muito orgulho e vontade de continuar.

Nuno Pereira e Lorrayna Costa, atletas do Judo Clube São Jorge.

Quanto questionados sobre objetivos para o futuro, os judocas não hesitam em falar da vontade em participar nos Jogos Olímpicos, como é o caso de Tiago Rodrigues.

Galardoado enquanto atleta, o também treinador do Judo Clube São Jorge, Carlos Luz, já não pensa nas Olimpíadas enquanto atleta, mas acredita que os judocas de São Jorge têm potencial para lá chegar.

Este foi o ano em que houve um maio número de galardoados na ilha de São Jorge, sendo que os troféus foram entregues pelo Diretor Regional do Desporto, António Gomes, que enalteceu a importância do desporto, deixando ainda uma palavra especial aos atletas do desporto adaptado na região.

Também Victor Soares, coordenador do Serviço de Desporto de Ilha, mostrou-se orgulhoso pelo número de galardoados neste ano, sinal de que o desporto vai bem na ilha de São Jorge.

Nesta cerimónia de entrega de troféus foram premiados, na categoria “Seleções Nacionais”, os atletas do Judo Clube de São Jorge André Soares, que representou a Seleção Nacional de Judo no Open Europeu de Madrid, na categoria de menos 66kg, no escalão de Seniores Masculinos, e é atleta com estatuto de Alto Rendimento de nível B, Beatriz Mendes, que representou a Seleção Nacional de Judo na Taça da Europa de Juniores, na categoria de menos 70Kg, no escalão de Juniores Femininos, e Filipe Soares, que representou a Seleção Nacional de Judo na Taça da Europa de Juniores, na categoria de menos 66Kg, no escalão de Juniores Masculinos.

Ainda nesta categoria e também do Judo Clube de São Jorge, foram distinguidos Nuno Pereira, que representou a Seleção Nacional de Judo na Taça da Europa de Juniores, na categoria de menos 81kg, no escalão de Juniores Masculinos, e Tiago Rodrigues, que representou a Seleção Nacional de Judo no Open Europeu de Madrid, na categoria de menos 90kg, no escalão de Seniores Masculinos, sendo ainda atleta com estatuto de Alto Rendimento de nível B.

Na categoria “Resultados e Classificações Nacionais e Participações Internacionais”, desportos individuais, o Diretor Regional do Desporto, António Gomes, entregou os troféus aos judocas, também do Judo Clube de São Jorge, Carlos Alberto Luz, atleta que possui o estatuto de alto rendimento no nível A e foi 3.º Classificado no Open Africano da Tunísia, na categoria de menos 81kg, no escalão de Seniores Masculinos, e Lorrayna Costa, que se classificou em primeiro lugar no Torneio Nacional Mestre Costa Matos, na Categoria de menos 48kg, no escalão de Seniores Femininos.

Já na categoria “Entidades”, foram contemplados os clubes desportivos que, em 2016, com atividade desenvolvida essencialmente no futebol completaram 50 anos de existência, concretamente o Grupo Desportivo Velense e o Futebol Clube Urzelinense.

José Guilherme Teixeira, com 20 anos de dirigismo desportivo em vários clubes e que iniciou a prática do Judo em 1988, sendo treinador de judo de grau I, foi galardoado na categoria “Personalidades”.

Esta cerimónia de entrega de prémios, que decorreu sexta-feira no auditório da Escola Básica e Secundária de Velas, contou com a participação do Núcleo de Dança do Clube Desportivo Escolar de Velas e do Grupo de Tocadores de Viola da Terra de São Jorge.

Liliana Andrade/RL Açores/GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top