Home / Açores / XXII Encontro de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá realiza-se em julho na Praia da Vitória
XXII Encontro de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá realiza-se em julho na Praia da Vitória

XXII Encontro de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá realiza-se em julho na Praia da Vitória

O Governo dos Açores e a Associação de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá (APPEUC) organizam de 3 a 6 de julho, na cidade da Praia da Vitória, ilha Terceira, o XXII Encontro de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá.

Subordinado ao tema “Nos Mares da Língua Portuguesa”, este encontro, que se realiza bienalmente, reunirá cerca de uma centena de participantes, oriundos dos Açores, de Portugal continental, dos Estados Unidos da América, do Canadá e das Bermudas.

As inscrições para o Encontro estão já abertas e decorrem até ao dia 5 de maio, podendo ser efetuadas através do site www.appeuc.org.

O XXII Encontro de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá tem como objetivos proporcionar novos conhecimentos pedagógicos aos docentes que, diariamente, ensinam a língua portuguesa no continente norte-americano, através de um espaço privilegiado para analisar e debater a presença da língua portuguesa no ensino oficial americano e canadiano, alertando ainda os professores para a necessidade de integrarem nos curricula de ensino, quer de  língua quer de outras matérias, a geografia, a história e a cultura dos Açores.

De igual modo, pretende-se divulgar a realidade sociocultural portuguesa, na sua vertente atlântica, visando a criação de pontes que possibilitem intercâmbios entre professores e alunos das comunidades e dos Açores.

Esta parceria do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, através da Direção Regional das Comunidades, com a APPEUC insere-se num conjunto de atividades promovidas pelo Governo dos Açores em prol da preservação e dinamização da cultura açoriana e língua portuguesa como fator de coesão intergeracional entre os emigrantes e os descendentes de açorianos na diáspora, bem como de aproximação destes à Região, apostando, sobretudo, nas gerações mais jovens.

Esta iniciativa, que decorre assim, em 2014, na ilha Terceira, já se realizou em comunidades dos EUA e Canadá, no continente português e nas Bermudas.

RL/GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top