XXVII edição da Semana Cultural arranca hoje

Tem início esta quinta-feira mais uma edição da Semana Cultural das Velas, este ano com o tema “Içando as Velas da Cultura”, cuja cerimónia de abertura oficial, que decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho das Velas, será presidida pelo Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga.

Este primeiro dia de festa dá primazia à cultura, sendo que será apresentado o livro “Aquém e além de São Jorge: Memórias e visão”, por Rute Dias Gregório numa organização do Centro de História e Além Mar da Universidade dos Açores e da Misericórdia de Velas e ocorrerá ainda o Festival de Folclore.

Este Festival de Folclore vai contar com a presença dos grupos da ilha, o Grupo Etnográfico da Beira e o Grupo de Folclore de Rosais e dois grupos da ilha do Pico, nomeadamente, de São João do Pico e da Casa do Povo das Bandeiras.

Ficará ainda hoje patente ao público no Auditório Municipal uma exposição de pintura intitulada “A nossa cultura vista de fora” de Pieter Adriaans.

A primeira banda a estrear o palco principal este ano será Os Tributo, grupo musical jorgense.

Na mensagem deixada pelo Presidente da Câmara Municipal das Velas, Luís Silveira e pelo Presidente da Associação Cultural, Mário Soares, ambos salientaram que “este evento que conta já com 27 anos de existência tem contribuído ano após ano com momentos de festa e alegria para todos os jorgenses” e para quem visita a ilha nesta altura.

Os responsáveis agradeceram ainda a todas as entidades, instituições e empresas que de alguma forma contribuíram para a realização deste evento.

Ao longo destes 4 dias de festa irão passar pelo palco principal nomes reconhecidos do panorama musical nacional, como Fingertips, Quim Barreiros e Dj Tom Ennzy, bem como diversas bandas locais, começando hoje com Os Tributo, e ainda na sexta-feira, as bandas Quinta Tribu e Mercury Melons.

Liliana Andrade/RL Açores

Deixe uma resposta