
No âmbito da realização da campanha SOS Cagarro 2022, o Município das Lajes do Pico irá proceder à redução da iluminação no Jardim da Baleia, sendo o local mais crítico, desligando os dois holofotes que aqui se encontram durante o período em que decorre a campanha.
Entre os dias 1 de outubro e 15 de novembro de 2022, decorre nos Açores mais uma campanha SOS Cagarro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para iniciarem a sua longa migração oceânica. Ao abandonarem os ninhos, os juvenis que voam à noite nas nossas ilhas são afetados pelas luzes da via pública, de infraestruturas diversas ou automóveis. Perante estes focos de poluição luminosa, as aves desorientam e caem nas estradas, campos, casas, etc., ficando vulneráveis a atropelamentos e a outros perigos que podem, em alguns casos, causar a sua morte.
A Campanha SOS Cagarro decorre nos Açores desde 1995 e tem como principal objetivo envolver as pessoas e as entidades públicas e privadas no resgate destes cagarros juvenis. Alguns dos que foram salvos nos Açores, há mais de 7 anos, já regressaram ao arquipélago para acasalar e ter as suas crias.
Estima-se que 75% da população de cagarros (Calonectris borealis) nidifica nos Açores (BirdLife International, 2018). Por isso, é crucial que os açorianos se envolvam nas iniciativas que visam a proteção e a conservação desta ave marinha emblemática da região com estatuto de conservação reconhecido internacionalmente.
A Campanha SOS Cagarro contempla vertentes de educação ambiental e de conservação da natureza.
Este ano, a autarquia irá realizar “Brigadas de Salvamento de Cagarro” por freguesia, abertas à participação pública, brevemente a anunciar as datas e locais.
Para todos os voluntários informa-se que haverá caixas disponíveis de salvamento de cagarros no quartel dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico.
Ligue para a linha SOS Ambiente (linha gratuita disponível 24 horas):
808 292 800
Mais informações da Campanha SOS Cagarro: https://portal.azores.gov.pt/web/drpm/sos-cagarro
GI CML Pico/RL Açores