A Jornada Mundial da Juventude conta com 600 inscrições dos Açores

Os Açores já têm inscritos 600 peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre 01 e 06 de agosto, em Lisboa, mas é “um número que poderá aumentar”, afirmou o diretor da Pastoral Juvenil regional.

A deslocação dos jovens dos Açores para a JMJ é da responsabilidade de cada grupo mas, segundo o diretor do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil, o Comité Organizador Local (COD) “está também a apoiar os grupos que assim o entendam”, disse.

O responsável, que é também o coordenador do Comité Organizador Local (COD) da JMJ nos Açores, adiantou que a Diocese está a preparar uma participação “conjunta” na Jornada, o que passa por juntar, à partida, em Lisboa, todos os jovens “no mesmo alojamento”.

Norberto Brum sublinhou que a participação dos jovens os Açores na JMJ é “logisticamente desafiante”, uma vez que se tratam de participantes das nove ilhas.

Por outro lado, “é também preparada uma logística ao nível Diocesano para a Jornada”, afirmou ainda o diretor do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil, revelando que será realizado “um encontro Diocesano” de açorianos na própria Jornada, com o bispo da Diocese de Angra, D. Armando Esteves Domingues.

O intuito do encontro em Lisboa será uma forma de partilha, uma vez que poderão existir jovens açorianos que poderão participar na Jornada integrados noutros grupos que não no grupo da Diocese de Angra.

Na semana anterior à JMJ, “jovens do mundo inteiro” são acolhidos nas dioceses portuguesas, entre 26 e 31 de julho, e os Açores também vão acolher peregrinos que se inscrevam neste encontro denominado “Dias nas Dioceses”, nomeadamente nas ilhas de São Miguel e Terceira.

De acordo com Norberto Brum, para já existem “inscrições de jovens do México, dos Estados Unidos e do Canadá no total de 120”.

O responsável lembrou que “não é fácil” para jovens de outros continentes virem para a região, tendo em conta as logísticas das viagens, já que têm de parar em Lisboa, o que a nível económico implica uma despesa maior”.

O diretor da Pastoral Juvenil dos Açores revelou que o acolhimento destes jovens será feito por famílias das próprias Ouvidorias, assinalando que está a ser demonstrada “uma recetividade dentro dos parâmetros normais”.

A Jornada Mundial da Juventude, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, vai realizar-se este ano em Lisboa, entre 01 e 06 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

As jornadas nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.