A Magia do Natal chegou à ilha de São Jorge: Vila das Velas e Vila da Calheta celebram tradicional Dia de Montras (c/áudio)

 

A Magia do Natal chegou à ilha de São Jorge. Em ambos os concelhos da ilha a entrada nesta quadra tão especial que é o Natal fez-se com muita animação, luz e espirito Natalício com a realização de diversas atividades que agradaram miúdos e graúdos.

Na Vila das Velas, na sexta-feira, dia 8 de dezembro, como é já hábito, realizou-se o Tradicional Dia de Montras, com destaque para o desfile de Filarmónicas e Grupos de Folclore, com Luís Silveira, o presidente do Município a evidenciar a importância deste dia e do arranque oficial desta época para o comércio tradicional.

A par da habitual decoração de Natal que ilumina e embeleza as artérias principais da Vila nesta quadra, este ano a autarquia decidiu incluir um elemento novo a pensar nas crianças, os ursos de peluche que não passaram despercebidos na decoração de Natal da Rua principal da Vila das Velas.

Luís Silveira aproveitou ainda a ocasião para endereçar uma mensagem de Natal a toda a população.

Apesar das montras estarem decoradas a rigor e de o comércio local estar aberto esta parece não ter sido uma noite de grandes compras para quem veio à Vila das velas festejar a entrada na quadra natalícia, como referiu Ercilda Vieira, empresária com estabelecimento comercial na rua principal da vila.

Já na Vila da Calheta o Dia das Montras celebrou-se a 9 de dezembro, no sábado, com destaque para o evento Calheta Vila Natal que decorreu ao longo de todo o fim-de-semana.

Com este evento, Décio Pereira, o presidente do Município da Calheta, quis chamar a atenção da população para a verdadeira essência do Natal. Família, partilha e harmonia foram pilares essenciais deste evento.

O autarca calhetense destacou ainda o programa desta festa com a participação das instituições.

Não estando preocupado com o número de pessoas a participar neste evento, Décio Pereira reforçou que é preciso viver a verdadeira magia do Natal, deixando ainda uma mensagem de Natal à população.

Com a vila enfeitada a rigor e com a presença do Pai Natal e o comércio tradicional aberto e também com as suas montras decoradas, a população desfrutou deste arranque da época Natalícia na vila da Calheta.

Tal como na Vila das Velas, também na Calheta funcionou o tradicional Mercado de Natal que fez as delícias gastronómicas de quem quis celebrar o arranque desta quadra na ilha de São Jorge.

 

Luís Silveira – Presidente CM Velas
Décio Pereira – Presidente CM Calheta
Ercilda Vieira – Empresária
População – Vila Natal Calheta

RL