
Renata Correira Botelho, deputada do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, frisou que a constituição da rede de museus dos Açores será uma “mais valia” e que apelará também a um turismo que “percorrerá mais ilhas e mais coleções com uma nova lógica de museografia”.
A posição foi apresentada, esta terça-feira, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, onde foi aprovado, por proposta do Governo dos Açores, o regime jurídico dos museus da Região.
“Este novo documento define a estrutura da rede, sendo que a adesão a esta é voluntária. Confere ainda segurança a quem visita os museus e as coleções”, explicou Renata Correia Botelho.
A deputada socialista salientou que este regime “vai ao encontro dos agentes culturais que se movimentam nesta matéria” e “tem em conta a realidade arquipelágica, uma vez que contempla igualmente a credenciação de coleções visitáveis, muito frequentes nas ilhas”, o que faz dele um diploma muito inovador.
“Diria mesmo que esta rede apela a um turismo que percorrerá mais ilhas e mais coleções. Será uma nova lógica de museografia, que permitirá aos museus Açorianos complementarem-se entre si, em todo o arquipélago”, destacou a deputada.
Renata Correia Botelho afirmou ainda que a legislação agora aprovada permitirá “um apelo à qualidade e ao rigor técnico, naturalmente exigido nestas matérias”.
“Os Açores passam a dispor de uma rede integrada de museus que, na prática, se constitui como o grande museu dos Açores”, concluiu Renata Correia Botelho.
PS/Açores