Já abriram as candidaturas ao regime de concessão de bolsas de estudo para a frequência de mestrado na área de formação de professores.
Para a Secretária Regional da Educação dos Assuntos, Sofia Ribeiro, “pelo terceiro ano consecutivo” o Governo dos Açores aposta na “criação de bolsas para suprir a carência de pessoal docente nas escolas dos Açores”.
Em causa está a publicação em Jornal Oficial de um despacho conjunto dos membros do Governo dos Açores competentes em matéria de Educação e de Qualificação Profissional e Emprego, que define um número máximo de bolsas, por grupo de recrutamento, para estudantes da Região que frequentem cursos de mestrado na área da formação de professores.
Sofia Ribeiro explicou que, novamente, o critério para a definição das vagas por grupo de recrutamento, decorreu “da avaliação de contratos a termo resolutivo com recurso à bolsa de emprego público da Região Autónoma dos Açores, firmados no ano letivo anterior”.
Este ano, os grupos de recrutamento abrangidos são para o ensino do 1.º ciclo, Português/Inglês do 2.º ciclo do ensino básico, e também de Português, Inglês, Língua Gestual Portuguesa, História, Matemática, Biologia e Geologia, Informática do 3.º ciclo e ensino secundário e o ensino de Piano.
De acordo com a titular da pasta da Educação, e igual ao que foi feito no ano passado, os grupos de recrutamento Biologia e Geologia e de Informática “são considerados prioritários” na atribuição de bolsas.
A candidatura é efetuada através de um requerimento, “acompanhado de documento comprovativo de matrícula no curso, de um documento onde conste a nota de candidatura ao referido curso ou a sua média, bem como de certificado do 12.º ano, onde conste a escola em que o completou”.
Por sua vez, a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego sublinha a relevância deste apoio no âmbito da política de formação, qualificação e valorização profissional dos açorianos.
Conforme explica Maria João Carreiro, “a atribuição destas bolsas configura uma medida de política pública que, seguramente, se vai repercutir no incentivo à docência e, bem assim, na formação e qualificação dos açorianos, uma prioridade estratégica do Governo dos Açores para a Região”.
A concessão de bolsas resulta da aprovação, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, de uma proposta apresentada pelos partidos da coligação (PSD, CDS-PP e PPM), em setembro de 2021.
GRA/RL