Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 38 novos casos positivos de Covid-19, sendo 25 em São Miguel, oito na Terceira, três em São Jorge, um na Graciosa e um nas Flores, decorrentes de 1.891 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e duas em laboratórios não convencionados.
Em São Miguel, oito dos novos casos correspondem a viajantes, não residentes (um no rastreio de 6º dia, quatro com rastreio positivo por sintomatologia e três com rastreio positivo antes do início de viagem interilhas. Os restantes casos decorrem de transmissão comunitária.
Assim, no concelho da Lagoa há oito novos casos, no concelho de Ponta Delgada foram registados 15 novos casos, no concelho da Ribeira Grande há dois novos casos.
Na Terceira um viajante, residente, testou positivo ao 6º dia, os restantes decorrem de uma das cadeias ativas na ilha. Assim, no concelho de Angra do Heroísmo há três novos casos e no concelho da Praia da Vitória foram registados cinco novos casos.
Em São Jorge foram registados três novos casos, de três viajantes, dois não residentes e um residente, todos com análise positiva no rastreio de 6º dia.
Nas Flores há um novo caso, de um viajante, não residente, com rastreio positivo, após outros membros do grupo testarem positivo.
A Graciosa regista também um novo caso, de um viajante, residente, com análise positiva ao 6º dia.
Também nas últimas 24 horas foram registadas 30 recuperações, sendo 29 em São Miguel e 1 na ilha Terceira.
À data de hoje estão internados 10 doentes, sendo oito no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (um em UCI) e dois no Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo.
No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que um caso positivo inicialmente alocado na freguesia de Cabouco, concelho da Lagoa, se encontra a residir na freguesia de Rosto do Cão (Livramento), concelho de Ponta Delgada, pelo que os dados plasmados no quadro abaixo refletem essa alteração.
O arquipélago conta presentemente com 441 casos positivos ativos, sendo 354 em São Miguel, 48 na Terceira, 14 no Pico, 10 em São Jorge, nove nas Flores, cinco no Faial e um na Graciosa. Estão ativas no arquipélago 11 cadeias de transmissão local primária, sendo seis na Terceira, duas no Pico, uma em São Jorge, uma no Faial e uma São Miguel/Flores.
Até ao presente foram extintas 205 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 899 pessoas.
Autoridade Regional de Saúde/RL Açores