O Vice-Presidente do Governo afirmou que os dados hoje revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes à taxa de desemprego do último trimestre “revelam, mais uma vez, uma redução consistente e sustentada da taxa de desemprego nos Açores”.
“No último trimestre, a taxa de desemprego é a mais baixa dos últimos cinco anos e, pelo nono trimestre consecutivo, verifica-se uma diminuição homóloga do número de desempregados nos Açores”, salientou Sérgio Ávila, sublinhando que “hoje existem mais 9.218 Açorianos empregados do que no início de 2014 e menos 8.768 Açorianos desempregados”.
O Vice-Presidente frisou que, só no último ano, “verificou-se uma redução de 13,5 por cento da população desempregada, ou seja, só no último ano conseguiu-se retirar do desemprego 2.021 Açorianos”.
Sérgio Ávila destacou também a “redução significativa da taxa de desemprego jovem”, que constitui outra “prioridade” no âmbito do combate ao desemprego.
“Estes dados que hoje são revelados confirmam a estratégia que o Governo dos Açores tem vindo a implementar no sentido da redução progressiva do desemprego e da criação sustentada e consistente de emprego”, afirmou.
Para Sérgio Ávila, os dados revelados pelo INE transmitem “mais convicção, mais força e mais energia para continuar a empreender esta trajetória”, acrescentando que essa estratégia “visa ser sempre e permanentemente reforçada”.
“Enquanto houver um Açoriano desempregado, é um desafio que temos que vencer”, assegurou.
A taxa de desemprego de 10,7% registada nos Açores é já a terceira menor do país, sendo a Madeira, com 13,2%, a região com a maior taxa, seguindo-se o Alentejo, com 12,0%, o Norte, com 11,8%, e Lisboa, com 10,9%.
GaCS/RL Açores