Açores vão receber encontro internacional sobre alterações climáticas, anuncia José Manuel Bolieiro 

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou que a Região vai receber um encontro internacional sobre as alterações climáticas. 

Importa projetarmos para o exterior, chamando o mundo até nós, e explicar não só as preocupações de que somos vítimas [relacionadas com as] alterações climáticas, mas também o nosso bom exemplo de moral e ética ambiental que temos no que diz respeito à nossa intervenção pelo controlo da ação climática”, referiu.

O anúncio foi feito durante o Seminário “Mitigação e adaptação às alterações climáticas nos Açores”, do programa Life IP Climaz, no auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em Ponta Delgada.

Na reflexão e mitigação das alterações climáticas, o Presidente do Governo disse ser necessário ter “especial sensibilidade” para as consequências das alterações climáticas nos Açores e construir “um plano relativamente à proteção civil” das populações, para além de uma estratégia de “literacia”, envolvendo “todas as instituições”.

Para o chefe do executivo, os Açores são uma “referência” da boa relação humana com a natureza. 

Nós não somos, na nossa dimensão, responsáveis pela carbonização da nossa economia, responsáveis por uma ação climática geradora de receios e consequências nefastas para a vida humana, para a vida vegetal e para a vida animal”, salientou.

José Manuel Bolieiro recordou que o Governo dos Açores vai estender a rede de radares meteorológicos existente no grupo central, para o grupo ocidental, com a colocação de um radar na ilha das flores, e para o grupo oriental, na ilha de São Miguel, 

Para o Presidente do Governo, a instalação dos dois radares vai “ajudar a prever com maior fiabilidade e antecipação” os fenómenos atmosféricos bem como a sua localização.

O projeto ‘LIFE IP Climaz’ terá quatro fases até 2030, havendo um seminário de apresentação de resultados e objetivos em cada uma das fases.

O primeiro seminário deu a conhecer a existência do projeto e os seus objetivos principais e as mais de 50 ações que estão a ser implementadas em áreas como a Energia, os Transportes, os Recursos Hídricos, a Agropecuária, os Recursos Florestais, o Ambiente Marinho, a Proteção Costeira e a Redução de riscos para as populações.

GRA/RL Açores