O CHEGA voltou a manifestar hoje a sua preocupação relativamente à intenção do Governo Regional em desviar uma das duas amarrações da ilha de São Miguel para a ilha Terceira do designado Anel CAM (Continente-Açores-Madeira).
José Pacheco lembrou que o CHEGA já entregou um requerimento ao Governo, pedindo explicações técnicas acerca desta mudança para o sistema de cabos submarinos que está praticamente em fim de vida. De acordo com o parlamentar, “de bairrismos estão os Açores cheios” explicando a necessidade de tecnicamente se explicar aos Açorianos as vantagens de manter as duas principais ligações divididas por duas ilhas. Os Açorianos “estão fartos de “engenheiros de bancada” que dizem como as coisas devem ser feitas e o CHEGA quer que os técnicos digam o que é bom e o que não é bom”, explicou.
O parlamentar lamentou que nos Açores se continue “a mergulhar em bairrismos de ilha contra ilha”, sem se olhar à natureza técnica dos problemas. Por isso, destacou, “o CHEGA aguarda para que nos sejam dadas respostas técnicas relativamente ao cabo submarino, que faz a ligação dos ao mundo tecnológico”.
Para que não se verifique um apagão tecnológico, que pode pôr em causa a ligação dos Açores ao mundo, o CHEGA entende que a Região se deve munir das melhores explicações técnicas para se conseguirem as melhores soluções para renovar o cabo submarino que está já em fim de vida.