Aproximações RNP para breve no Aeroporto de São Jorge

Esteve em discussão pública até 30 de abril de 2024 os novos procedimentos de aproximação com RNP para as duas pistas do Aeroporto de São Jorge. São no total três novas aproximações: duas para a pista 13 (Y e Z) e uma para a pista 31.

A informação é avançada pelo Grupo Aeroporto de São Jorge.

Atualmente, o Aeroporto do São Jorge não dispõe de nenhum sistema de aproximação por instrumentos, sendo apenas visual a aproximação às duas pistas, o que, segundo este mesmo Grupo, dificulta a operação nos dias de visibilidade muito reduzida e tetos baixos, que contribui para cancelamentos, especialmente no período de inverno.

Existe um novo sistema, o RNP, obtido com tecnologia satélite que fornece a orientação lateral e vertical ao longo de um caminho definido com restrições de velocidade e altitudes a respeitar que serve para apoiar a aproximação até um mínimo de altitude.

De acordo com o Grupo Aeroporto de São Jorge, a vantagem deste novo sistema para a aproximação às pistas de São Jorge é permitir a uma aeronave voar de forma automática, sem qualquer apoio de infraestrutura terrestre, em condições de segurança, até uma altitude de nuvens entre os 505 pés (cerca de 150 metros).

O Grupo Aeroporto de São Jorge adianta ainda que futuramente estes novos procedimentos irão dar mais garantia de operacionalidade ao Aeroporto de São Jorge e da sua pista face a condições meteorológicas adversas.

Grupo Aeroporto de São Jorge/RL Açores