Artur Lima assinala importância das zonas rurais para o desenvolvimento dos Açores

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, afirmou hoje que o “desenvolvimento dos Açores” não pode “desperdiçar o potencial económico que as zonas rurais apresentam”, defendendo a sua importância para o “ordenamento do território, a conservação da paisagem, a criação de emprego e a fixação de população”.

“Os Açores são uma região europeia com robustas zonas rurais. Todas elas contam com comunidades locais dinâmicas e resilientes, que são geradoras de riqueza através do seu esforço e trabalho”, considerou.

“É importante valorizar o espaço rural para fixar população, sobretudo para quebrar o ciclo de perda populacional”, frisou, recordando que “entre 2011 e 2021, os Açores perderam cerca de 10.000 pessoas”.

Artur Lima falava hoje, na Praia da Vitória, durante a sessão de abertura da Conferência Europeia “Desafios e Potencialidades dos Territórios Rurais”, que decorre na Terceira, Faial, Pico e São Jorge até dia 13 de abril.

De acordo com o governante, com “zonas rurais mais fortes e mais prósperas consolidaremos o seu tecido produtivo” e “teremos, por exemplo, mais produtos locais para satisfazer a procura”.

Dando o exemplo do setor vitivinícola regional, Artur Lima realçou a “evolução positiva” que se tem verificado, sobretudo pelo “quadruplicar da área de vinha reestruturada com aptidão a vinho certificado”.

“O crescimento da área de vinha trouxe consigo um aumento do vinho produzido, do número de produtores, de marcas e referências comerciais no mercado”, constatou.

“Entre 2020 e 2023, o número de operadores económicos passou de 22 para 36, nas ilhas do Pico, Terceira, Graciosa e Santa Maria”, informou, lembrando ainda que ao nível das marcas comerciais, de 2020 para 2023 deu-se igualmente uma “crescente evolução no setor vitivinícola, passando de 35 para 70 marcas”.

“O Governo Regional dos Açores coloca o espaço rural e as atividades envolventes no topo das suas prioridades por considerar que retira, no presente, e retirará, no futuro, máximo partido desse investimento contínuo” finalizou.

A Conferência Europeia “Desafios e Potencialidades dos Territórios Rurais” realiza-se no âmbito do projeto In Rural Connect e é promovido pelas associações In Rural Europe e Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha, em parceria com a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e Rede Europeia das Cidades do Vinho.

GRA/RL Açores