
De forma a perceber o estado de conservação das áreas protegidas, dos trilhos pedestres e de aspetos culturais, os Amigos dos Açores – Associação Ecológica estiveram a realizar, entre 15 e 18 de junho, uma visita de estudo à ilha de São Jorge, passando por vários pontos de interesse ambiental e cultural.
Passados oito anos da última vez em São Jorge, altura em que iniciaram um périplo anual por todas as ilhas dos Açores, esta Associação que tem sede em São Miguel, tem pontos positivos a registar como os trilhos pedestres, tal como fez saber Diogo Caetano, o presidente dos Amigos dos Açores.
No entanto, os 25 associados dos Amigos dos Açores, que andaram por alguns dos trilhos mais característicos da ilha, como o percurso Fajã dos Vimes-Fajã de Santo Cristo-Fajã dos Cubres, apontam também aspetos menos positivos como a sinalização deficitária de alguns percursos.
Diogo Caetano destaca ainda as pressões que se têm vindo a sentir fruto da massificação do turismo não apenas em São Jorge, mas em toda a região.
O Presidente da Associação Ecológica considera ainda que é preciso que a ideia de turismo sustentável saia do papel e seja realmente posta em prática, não servindo apenas para estratégia de marketing.
Liliana Andrade/RL Açores
Fotografia: ©Direitos Reservados