AtlânticFut comemora o seu Décimo Aniversário

A Associação AtlânticFut Açores comemorou no passado sábado, os seus 10 anos de existência. Trata-se de uma Associação que nasceu em 2011, fruto do trabalho de três professores de educação física que ambicionavam ensinar a modalidade de futebol aos mais pequenos.

Em declarações à Rádio Lumena, um dos professores fundadores da Associação, João Esteves conta como este projeto deu os primeiros passos.

“Foi uma aventura há 10 anos atrás eu e mais dois colegas de educação física, resolvemos mudar o paradigma do futebol juvenil em São Jorge e resolvemos fundar este clube. Inicialmente deparamo-nos com alguma resistência mas ao fim destes anos pudemos verificar que estas resistências já foram ultrapassadas e penso que neste momento, toda a comunidade de Velas e da Ilha já nos considera como outro clube qualquer.” Conta João Esteves.

A respeito do evento das comemorações desta primeira década de existência, afirma que “não quisemos deixar passar esta oportunidade de fazermos o aniversário, de criarmos um pequeno momento para assinalar a data, mas como estamos a viver um ano de pandemia, é mais difícil organizar eventos” conta, continuando por dizer que “a ideia inicial era fazer um evento maior para a população, para os nossos atletas e encarregados de educação mas dadas as circunstâncias resolvemos fazer uma pequena cerimónia com algumas entidades que nos ajudaram ao longo destes anos, por isso basicamente foi relembrar que a AtlânticFut, embora seja uma Associação ainda jovem, tem pernas para andar.”

Foi oferecida uma pequena lembrança aos convidados e instituições que apoiam a AtlânticFut, era um pequeno tronco com a mascote da associação gravada no mesmo.

“A nossa associação está muito ligada ao mar e optámos por oferecer uma lembrança num tronco, que veio do mar e deu à costa, e fizemos uma gravação com a lembrança dos nossos 10 anos para todos os que nos ajudaram, pois temos que agradecer a estas pessoas que nunca nos negaram o apoio.” Frisa João Esteves.

Por sua vez, Hélder Teixeira, outro professor fundador da AtlânticFut, faz um balanço positivo ao longo destes anos e falou da competição organizada por esta Associação, o AtlânticFut Cup.

“O Balanço tem sido bastante positivo, tem sido um projeto que ao longo dos anos tem crescido, fruto também de toda a envolvência dos pais e encarregados de educação” conta realçando a importância do “torneio que nós fazemos que já se tornou de referência Regional, que é o AtlânticFut Cup, que fazemos todos os anos no mês de junho e já realizamos oito edições deste torneio. Nos últimos dois anos não houve a possibilidade da sua realização devido à pandemia, mas pensamos que no próximo ano vamos voltar com o nosso torneio porque tem sido importante para os nossos jovens, não só pelo jogo em si mas pelas vivências com atletas de outras ilhas, também da Madeira e de outros locais de Portugal Continental.”

No que respeita a números, 70 atletas é a média de jovens que ao longo destes anos ingressaram na AtlânticFut, quer na formação, quer no futebol feminino.

“Nós temos neste momento perto de 70 atletas na AtlânticFut, isto com o futebol de formação e também o futebol feminino e ao longo dos anos mantivemos sempre esta média de atletas o que para nós tem sido bastante significativo para o meio envolvente e para o número de praticantes que temos na ilha e penso que é um número bastante agradável que temos nos nossos quadros.” Finaliza Hélder Teixeira, um dos professores fundadores da Associação.

O Presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira, que estava presente no evento, destaca alguns apoios realizados pelo Município no âmbito do desporto, nomeadamente apoios na requalificação do Campo de Futebol da Urzelina ou apoios diretos a diferentes Associações como o Voleibol e o Judo.

“Temos tido desde logo nas duas infraestruturas desportivas que temos, quer o Campo Municipal de Velas, quer o Campo Municipal da Urzelina, em que temos vindo a investir nos dois. Exemplo disso é as bancadas do Campo de Futebol de Velas que estão a ser cobertas, também no próximo mês vão começar as obras no Campo da Urzelina, quer na zona do parque de estacionamento, quer nos balneários do próprio Campo e portanto, temos tido uma presença efetiva, para além daquilo que são os apoios diretos aos Clubes de Futebol, mas também noutras áreas do desporto como Judo ou o Volei ou desportos náuticos por via do Grupo Naval.” Afirma.

A Edilidade quis ainda realçar o papel importante desta Associação, na medida em “10 anos de AtlânticFut são 10 anos memoráveis, sobretudo por aquilo que tem sido o trabalho desenvolvido, quer por aqueles que sonharam este projeto, quer todos os que o abraçaram durante estes 10 anos e em que estão de parabéns desde logo os Corpos Sociais da AtlânticFut, mas também os pais de todos os atletas pela envolvência que têm.” Enaltece Luís Silveira, continuando por dizer que “A AtlânticFut tem sido uma escola de referência na nossa Região em termos de escolas de formação para os mais pequenos e isso merece por parte do Município uma atenção especial.” Finaliza Luís Silveira, Presidente do Município de Velas.

Comemorações do décimo aniversário da AtlânticFut, que decorreram no passado sábado, no restaurante Açor.

Laura Cabral/RLAçores

Deixe uma resposta