Autoridades procuram pescador desaparecido na Manhenha, na ilha do Pico

As autoridades estão a realizar buscas por um pescador de 77 anos, que está desaparecido desde o início da tarde de quarta-feira depois de ter saído de casa para realizar pesca apeada na ilha do Pico.

De acordo com uma nota da Autoridade Marítima Nacional (AMN), este homem saiu de casa para “praticar a atividade da pesca apeada, na zona da Manhenha, na ilha do Pico”.

O alerta para o desaparecimento foi dado pelas 18h33, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada).

A AMN destacou, na mesma nota, que foram de imediato ativados para o local elementos do comando-local da Polícia Marítima da Horta e dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico.

As ações de busca estão a ser coordenadas pelo capitão do Porto e comandante-local da Polícia Marítima da Horta no local, estando empenhados meios desta força e dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico, em colaboração com alguns populares, referiu ainda.

De acordo com uma atualização feita esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional, nas operações de busca, estão empenhados neste momento, por terra, elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Horta e elementos dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico e dos Bombeiros Voluntários de Lajes do Pico e, por mar, tripulantes da Estação Salva-vidas da Horta e uma equipa de mergulhadores dos Bombeiros Voluntários da Madalena.

Encontra-se ainda a prestar apoio uma aeronave da Força Aérea Portuguesa (FAP) nas ações de busca, coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Horta.

Segundo o que foi possível apurar, o homem tinha saído de casa ao início da tarde para praticar a atividade da pesca apeada, não tendo regressado.

AMN/RL Açores

Imagem: ©Direitos Reservados