O concurso público internacional para a privatização da maioria do capital social da SATA/Azores Airlines recebeu duas propostas, apresentadas pelo Atlantic Consortium e por NewTour/MSAvia-tion, que ofereceram, ambos, o valor de 6,50 euros por cada ação.
O anúncio foi efetuado durante o ato público de abertura das propostas referentes ao concurso para a privatização da transportadora, que decorreu, ontem, na sede do Grupo SATA, em Ponta Delgada.O presidente do júri do concurso, Augusto Mateus revelou que a primeira proposta, do NewTour/MSAviation, foi apresentada, ontem, às 11h37 e pretende adquirir 760 mil ações, com um preço global de 4,940 milhões de euros (6,50 euros por cada ação).
Quanto à segunda proposta, do Atlantic Consortium, deu entrada às 11h43, com um preço total de 4,875 milhões de euros, oferecendo, também, 6,50 euros por cada ação.
Tendo em conta a semelhança entre ambas as propostas, o caderno de encargos prevê a realização de um novo ato público de forma a permitir aos concorrentes uma eventual alteração dos valores propostos.
Nesse âmbito, Augusto Mateus revelou que o novo ato público deverá decorrer na “próxima semana”, conforme as “disponibilidades” para a sua concretização.
Augusto Mateus disse, ainda, que o relatório final do júri com a ordenação das propostas deverá ficar concluído em “finais de setembro”.
O Atlantic Consortium é constituído pelas empresas Vesuvius Wings, White Airways, Old North Ventures, Consolidador e EuroAtlantic Airways, enquanto o outro concorrente é constituído pela empresa NewTour, associada à MSAviation.
A 7 de março deste ano, o Governo Regional revelou que o caderno de encargos da privatização da SATA/Azores Airlines aponta para uma alienação de no mínimo 51% e, no máximo, 85% do capital social da companhia aérea. O concurso de privatização foi aberto nesse mês, com um período de 90 dias para a apresentação de propostas, até 20 de junho, mas o prazo foi prorrogado até 31 de julho, na sequência de “pedidos informais e formais” de possíveis interessados. A eventual alienação do capital social da SATA/Azores Airlines a privados deverá ocorrer em outubro.
SATA/RL