O Auditório Municipal de Velas esteve aberto para todos os que tiveram interesse em envolver-se no futuro do Mar dos Açores. Esta reunião centrou-se na proteção das áreas costeiras de São Jorge.
Focado na conservação e utilização sustentável do Mar dos Açores, o Programa Blue Azores contribui para a proteção, promoção e valorização dos recursos marinhos do arquipélago, criando novas vias para o desenvolvimento económico sustentável da região.
Em São Jorge os problemas que foram reportados durante a sessão pública do Blue Azores são comuns às restantes ilhas, entre os quais estão a fiscalização e a monitorização das áreas protegidas.
A equipa do Blue Azores espera que os jorgenses apresentem soluções possíveis para a ilha, Mário Rui Pinho, Diretor Regional de Politicas do Mar, afirma que a intenção é “pedir aos jorgenses que ajudem a redesenhar a área que validam como áreas protegidas para a ilha”.
Durante a sessão pública foi questionada a falta de licenças para observação de cetáceos, à qual Mário Rui Pinho respondeu que “o desenvolvimento da indústria de observação de cetáceos não se desenvolveu em simultâneo em todas as áreas”, o que, segundo o diretor faz com que existam dúvidas em relação à carga atualmente licenciada, não se sabendo se tem impacto nos cetáceos.
Este problema está colocado à Direção Regional e está a ser analisado na revisão legislativa.
RL Açores