Bombeiros das Velas com salários em risco, devido a falta de pagamento da SATA – António Pedroso aponta o dedo ao Governo Regional (c/áudio)

Estão em risco os salários dos Bombeiros das Velas devido a uma divida da SATA para com esta Associação de Bombeiros. A denúncia é feita pelo deputado do PSD Açores eleito por São Jorge. António Pedroso, em entrevista recente à RL Açores, aponta o dedo ao Governo Regional que tutela a SATA, que, segundo o deputado jorgense, é a empresa que deve mais de 200 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Velas bem como aos bombeiros da Madalena do Pico e da Graciosa.

O parlamentar lamenta que a SATA não reconheça a totalidade da divida em causa e que o Governo “tenha tão pouco respeito” por estes bombeiros.

António Pedroso lamenta mesmo que a SATA esteja a colocar em causa uma Associação tão importante como a dos Bombeiros Voluntários das Velas.

Em causa está o pagamento de salários aos Bombeiros das Velas, com o parlamentar a apontar o dedo ao Governo regional.

O deputado jorgense enaltece, por outro lado, o sentido de responsabilidade dos Bombeiros em não fazerem greve perante tal situação.

António Pedroso que apelou ao Governo regional e à SATA para que assumam as suas responsabilidades e paguem o que é devido à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Velas para que esta possa também fazer faxe aos seus compromissos.

De salientar que nesta situação estão também as Associações de Bombeiros da Graciosa e Madalena do Pico que em conjunto com os Bombeiros das Velas são quem asseguram a prestação do serviço de prevenção de acidentes e incidentes, salvamento e luta contra incêndios no aeródromo do Corvo.

Para além das horas de serviço propriamente ditas, as corporações têm que suportar as despesas com as viagens, alojamento, ajudas de custo e formação dos profissionais certificada pela ANAC, que ultrapassam largamente os montantes relacionados unicamente com as horas de serviço aeroportuário

A RL Açores sabe que a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Velas tem esta semana uma reunião com a administração da SATA, de forma a tentar regularizar esta situação.

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Deixe uma resposta