A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) foi congratulada, a 23 de Abril de 2024, com a Medalha de Prata do Município de Velas, São Jorge, por ser Instituição “com relevante importância para o desenvolvimento e sustentabilidade do Concelho de Velas”.
A entrega foi efetuada pelo Presidente do Município, Luis Silveira, no salão nobre do Município de Velas, na data evocativa do mártir São Jorge, patrono e titular da Igreja Matriz de Velas.
Na ocasião, Marcos Couto, Presidente da CCAH, agradeceu “a honrosa distinção” e aproveitou para, publicamente, dar os “parabéns” ao Presidente do Município pela “sua visão, pelo seu trabalho em prol do concelho, mas acima de tudo da Ilha e dos Açores”, desejando que “a sua enorme qualidade continue ao serviço dos Açores”, pois a Região “precisa de pessoas assim e elas são cada vez menos”.
Marcos Couto realçou a importância do “trabalho conjunto da CCAH, do seu Núcleo Empresarial, em parceria com a Câmara de Velas” como que prova de união. “Onde outros viram divisão, o Sr. Presidente do Município soube ver os nossos reais e profundos objetivos de união e entreajuda e quero agradecer profundamente a oportunidade que nos dá ajudar esta magnífica ilha”, disse, realçando a relevância da “cooperação para ajudar as ilhas menos populosas, e como tal com menor massa critica, a crescer, a desenvolver-se e a fixar jovens”.
O Presidente da CCAH salientou o trabalho da “magnífica equipa do Núcleo Empresarial, representado pela sua presidente Rita Madruga” e a importância da iniciativa empresarial, sobretudo na área da promoção turística.
“Os Açores são distinguidos como melhor destino de aventura do mundo, como melhor destino europeu, mas a verdade é que nada disso altera a realidade a que 8 das 9 ilhas estão votadas, porque estes prémios não resultam de qualquer trabalho feito. Continuamos sem trabalhar a estruturação da oferta, da responsabilidade direta do Governo, e não existe articulação nenhuma entre esta e a promoção. Continuamos como sempre estivemos: a navegar à vista. Tendo em conta esta realidade e o abandono a que estamos e sempre estivemos votados, só nos resta uma opção: sermos nós a fazer”, considerou Marcos Couto, que deu como exemplo de representação do prémio, a materialização da edição das escapadinhas em São Jorge, “que vamos repetir em breve numa organização conjunta”, ou a novela que vai ser gravada na ilha de São Jorge.
“A autonomia, frutos dos erros e das mentalidades centralistas e bairristas dos que nos governaram, está moribunda e os nossos políticos teimam em esconder a nova realidade que todos já vimos: o Municipalismo. O Sr. Presidente de Velas é um dos poucos, fruto da sua visão e qualidade, que já viu essa nova realidade e colocou-a ao serviço da sua ilha”, concluiu o Presidente da CCAH.
A Medalha de Prata do Município tem em conta o papel fundamental que a CCAH desempenha na Sociedade, “nomeadamente na defesa dos interesses comuns ao tecido empresarial, promovendo iniciativas e atividades por forma a contribuir para o desenvolvimento e progresso do Turismo na Nossa Ilha, e mais em particular, no Nosso Concelho”, lê-se na missiva de atribuição do prémio à CCAH.
CCAH/RL Açores