Foi com base numa parceria entre o Município da Calheta e a recém-criada Associação Azorean Culture que decorreu o primeiro Sarau Cultural na Vila da Calheta. Um evento que pretendeu mostrar aquilo que de bom se pode e deve fazer para salvaguardar e promover a cultura da Ilha de São Jorge.
Para Décio Pereira, o presidente do Município, a partir daqui vão surgir propostas dinâmicas nesse sentido.
Paulo Enes da Silveira, produtor cultural e o responsável pela Azorean Culture, explicou o que se pretende com esta associação agora criada na ilha, referindo que todos os ramos da cultura têm condições para ser desenvolvidas no concelho da Calheta e até para criar um hub cultura na Calheta.
A ideia é agora preparar candidaturas a fundos regionais e europeus para a realização de diversos eventos.
Décio Pereira diz que quando as pessoas são chamadas a apreciar e desenvolver culturalmente aquelas que são as suas raízes, as pessoas aparecem e dão o seu contributo.
Paulo Enes da Silveira nasceu em São Miguel, mas os seus pais são jorgenses, naturais do concelho da Calheta, concelho onde este produtor cultural quer alavancar esta associação e o desenvolvimento da cultura nesta zona, começando por exemplo pelo teatro e pela música, sendo que, posteriormente, a ideia é avançar com a iniciativa para o concelho das Velas e até para as restantes ilhas do Triângulo.
RL Açores