O Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, reuniu no passado dia 30 de agosto com a empresa Portos dos Açores, a Junta de Freguesia das Angústias e o Delegado da ilha do Faial da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas no intuito de encontrar uma solução para o problema do armazenamento dos botes baleeiros do Clube Naval da Horta.
Após a visita do edil a instalações da Capitania da Horta, que mostraram não reunir as condições necessárias para o efeito, surgiu do esforço conjunto das entidades acima referidas e, em particular, da predisposição da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, a solução para a guarda dos botes baleeiros, a qual consiste no armazenamento, no fim da época, das embarcações do Clube Naval da Horta, nomeadamente dos botes baleeiros, no armazém desta Secretaria, local esse designado por “Locomotiva”.
Nesse mesmo dia, o autarca faialense contactou o Presidente da Direção e o Presidente da Assembleia Geral do Clube Naval da Horta, dando-lhes conta dos esforços envidados pelo Município da Horta e da solução encontrada.
Este assunto foi também abordado, ontem, na reunião de Câmara, tendo o Vice-Presidente da edilidade transmitido à restante vereação a solução proposta aos responsáveis do Clube Naval da Horta.
Recorde-se que, recentemente, o Clube Naval da Horta, por motivos alheios, foi forçado a retirar os botes baleeiros de um edifício particular, que se lhe encontrava cedido para o efeito.
CMH/RL