Catarina Alves “Pedras de Lava” entra no mercado canadiano

O programa MiratecArts “Dos Açores para o Mundo”, levou a obra de joalheria e escultura da micaelense Catarina Alves, “Pedras de Lava”, numa digressão promocional ao Canadá.

Paragens em vários programas televisivos da comunidade portuguesa, reuniões com boutiques especializadas e apresentação no maior evento canadiano do sector, “One of a Kind”, conseguiu com que canadianos e luso-descendentes começaram a cobiçar as obras produzidas nos Açores.

Desde 1975, “One Of A Kind” é a crença fundamental de que a arte e o artesanato enriquecem as nossas vidas com contextos e perspetivas diversificadas.

Com isto, o evento não é visto só como um mercado para produtos, mas também uma praça pública, um ponto de encontro, onde as pessoas reúnem-se para dar ao artesanato a atenção que merece. Aqui, várias entidades e artesãos conheceram “Pedras de Lava”, mas foi na “Saudade Toronto”, boutique especializada no melhor que é produzido em Portugal, que as primeiras peças conseguiram ter montra na cidade de Toronto.

“Esta experiência veio agitar a minha vida,” admite Catarina Alves.” Tive a oportunidade de ver muita coisa, muita criatividade, mas não encontrei nada igual ao meu trabalho. Por onde passei senti que davam valor ao meu trabalho, o que me fez acreditar, ainda mais, que a minha marca tem espaço para crescer além fronteiras.”

Catarina Alves começou a explorar a bijuteria artesanal, buscando desenvolver um design próprio na criação das suas peças, inspiradas na natureza e no artesanato dos Açores, aliando a escultura à joalharia, aproveitando os materiais locais de forma sustentável, acrescentando valor e intenção a cada peça criada, com sentido de ética, respeito, autenticidade e inovação, visando espalhar um pedaço da natureza açoriana pelo mundo.

Em breve volta ao Canadá com o projeto das “Portas da Cidade” para Brampton, e continua a criar coleções únicas com o intuito de apresentar noutros mercados.

RL/MA