Cavaleiros e Foliões são importante tradição das celebrações do Espírito Santo e Santíssima Trindade em S.Jorge (c/áudio)
Paulo Bettencourt
Marco Nascimento

É no lugar da Beira, em São Jorge, que há uma tradição muito particular celebrada por ocasião do Divino Espírito Santo e Santíssima Trindade. No respetivo domingo de cada uma destas celebrações, o Mordomo da festa escolhe um cavaleiro e dois ajudantes que, com vestes próprias para o efeito decoradas com flores, e, acompanhados pelos foliões que cantam cantigas ao Divino Espírito Santo, saem na folia, transportando vários itens alusivos a esta época, como a massa, o queijo, ou os bolos, que, regra geral, são dados depois às crianças.

Pelo Domingo do Espírito Santo, Paulo Bettencourt foi o cavaleiro e falou à RL Açores sobre o simbolismo presente em toda esta tradição.

Uma tradição que remonta ao tempo da monarquia com costumes que perduraram ao longo do tempo, como explicou Marco Nascimento, Folião na Beira por ocasião do Domingo de Espírito Santo.

No próximo domingo a tradição repete-se por ocasião da celebração da Santíssima Trindade. Uma tradição que também está presente na freguesia dos Rosais.

 

 

 

 

RL Açores