
O Grupo Parlamentar do CDS apresentou, no passado mês de maio, um projeto de resolução com o intuito de se encontrar uma solução segura, eficaz e definitiva para resolver um problema grave na ilha de São Jorge, que é o transporte de animais na via pública e consequente abate de bovinos nas explorações agrícolas.
No entender do Grupo Parlamentar do CDS, e depois deste projeto de resolução ser avaliado em sede de comissão, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas apresentou a portaria nº.111/2018 de 15 de outubro, que não resolve o problema da ilha de São Jorge, nomeadamente, o abate e o enterramento de bovinos nas explorações agrícolas. Aquilo que está plasmado na portaria, coloca em risco a saúde pública e ambiental e em nada abona a favor da imagem que se pretende para a ilha de São Jorge e para os Açores, enquanto destino turístico de natureza e sustentabilidade ambiental.
Neste sentido o CDS volta a relembrar a urgência da construção de um novo matadouro em São Jorge, que o partido propôs, considerando o estado obsoleto do atual, de forma a que se possa assegurar de forma eficaz e segura a eliminação de cadáveres animais da espécie bovina.
GI CDS-PP Açores/RL Açores