
Assinala-se hoje o Dia Mundial da Diabetes, uma data que pretende consciencializar a população para o flagelo desta doença.
Em São Jorge, como já é habitual, o dia está a ser assinalado na Vila das Velas com uma ação de rastreio à glicémia, hipertensão arterial, Índice de Massa Corporal e Perímetro Abdominal. Uma parceria entre a Unidade de Saúde de Ilha e a Câmara Municipal, que pretende, acima de tudo, alertar a população os problemas associados à Diabetes, como fez saber Maria Silva, enfermeira da Unidade de Saúde.
A enfermeira indicou ainda quais os hábitos mais saudáveis a adotar.
Maria Silva considera ainda que não só em São Jorge, mas a nível geral, a população não está consciencializada para o problema da Diabetes.
A população que vai passando pela frente do Município durante o dia de hoje vai parando e fazendo os rastreios e no geral estão em alerta para esta problemática.
A diabetes é uma doença crónica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode usar eficazmente a insulina que produz, sendo a insulina uma hormona que regula o açúcar no sangue e que dá a energia necessária para viver.
Existem duas formas principais da diabetes, a tipo 1 e a tipo 2. Pessoas com diabetes tipo 1 geralmente não produzem insulina e, portanto, necessitam de injeções de insulina para sobreviver. Pessoas com diabetes tipo 2, que afeta cerca de 90% dos casos, geralmente produzem a sua própria insulina, mas não o suficiente ou são incapazes de a utilizar corretamente.
Liliana Andrade/RL Açores