
O Centro de Saúde de Velas está a funcionar desde esta quinta-feira, 31 de março, nas instalações da Escola Básica e Secundária de Velas e assim será enquanto durar a crise sismovulcânica que assola a ilha de São Jorge, mais em concreto o concelho das Velas.
De acordo com a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge, encontra-se a funcionar na EBS das Velas a Unidade Básica de Urgência do Centro de Saúde de Velas, o Serviço de Atendimento Permanente, 24 horas por dia, assim como os Núcleos de Saúde Familiar.
Segundo nota da Unidade de Saúde de Ilha, a entrada será efetuada pelo Portão Oeste da escola, estando o trajeto devidamente sinalizado.
Esta quarta-feira, o Diretor Regional da Saúde, Berto Cabral, esteve em São Jorge e fez saber que o entendimento entre a saúde e a educação permitiu “encontrar uma solução que dá segurança aos profissionais e garante a resposta à população”, perante a falta de condições de segurança do atual edifício que é antigo e que se encontra, inclusivamente, em obras.
Por parte da escola, de acordo com Vítor Bernardes, o presidente do Conselho Executivo da EBS das Velas, está a ser prestado todo o apoio e havia, de facto, disponibilidade por parte da escola para acomodar estes serviços, perante a situação que se vive no concelho. O Centro de Saúde das Velas irá ocupar cinco salas, segundo fez saber o presidente da escola, sendo este todo o espaço dedicado à Educação Especial e ao Gabinete de Psicologia e Orientação em tempos “normais”.
Quando os alunos regressarem às aulas tudo terá de ser articulado, para que quando as aulas retomem haja o mínimo de constrangimentos possível, algo que já está a ser preparado pela escola e pela Unidade de Saúde de Ilha.
RL Açores