O Bloco de Esquerda aponta a criação de um Centro Internacional de Investigação das Ciências do Mar e das Alterações Climáticas nos Açores como um pilar fundamental para o desenvolvimento económico da Região nas próximas décadas, tendo como ponto de partida o ‘know-how’ acumulado pelo Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, que o candidato do BE à Assembleia da República pelos Açores, António Lima, visitou na tarde desta segunda-feira, no Faial.
Tendo em conta o enorme potencial da riqueza do Mar dos Açores, cuja exploração começa a ser cobiçada por grandes empresas internacionais, o BE entende que é fundamental a criação de um centro de investigação internacional que garanta a acumulação de conhecimento científico que permita o aproveitamento sustentável da riqueza do nosso mar em benefício de todos os Açorianos.
António Lima explica que este centro internacional deverá ser criado a partir do conhecimento acumulado pelo DOP ao longo de muitos anos de investigação, assim como das suas redes de contacto internacional e atuais infraestruturas.
O candidato lembra que esta é uma proposta que o BE defende desde 2008, de forma consistente, e manifestou satisfação por ver que PS e PSD finalmente vieram ao encontro desta ideia.
Independente de quem vier a formar governo, “o BE estará sempre na primeira linha para exigir a criação deste centro de investigação, e para impedir que PS ou PSD não vão deixar cair esta promessa, caso vençam as eleições”, disse António Lima.
GI BE Açores/RL Açores