Crescimento Histórico: Concelho da Madalena Foi o Que Mais Cresceu Nos Açores

No top dos 15 Municípios que mais cresceram no nosso país, a Madalena ultrapassou todos os Concelhos da Região Centro, Madeira e Açores, demonstrando a eficácia das políticas de incentivo à natalidade e fixação de jovens, dinamizadas pela Autarquia, bem como toda a estratégia de incremento da atratividade do território, cuja qualidade de vida e crescimento económico têm atraído famílias a se fixar.


Em contra-ciclo com o resto do País e da Região, a Madalena foi o único Município dos Açores a registar, nos últimos dez anos, um aumento demográfico. De acordo com os dados definitivos dos Censos 2021, o mais jovem Concelho da Ilha do Pico conta hoje com mais 270 pessoas, registando assim um aumento de 4,5 por cento de residentes.

A par do crescimento da sua população, que passou de 6.049 habitantes para 6.319, a Madalena destaca-se ainda como o Concelho com maior crescimento do número de alojamentos destinados à habitação, de todo o país, refletindo o sucesso das políticas de fomento da natalidade e fixação de jovens, levadas a cabo pelo Município e distinguidas pelas mais diversas entidades a nível nacional.

A venda de lotes para habitação, com condições especiais para os jovens, a atribuição de bolsas de estudo aos universitários e kits de natalidade aos futuros pais, o Cartão de Famílias Numerosas e os múltiplos programas de conciliação da vida profissional e familiar, como a Ludoteca e a Bebeteca Municipais e as ‘Férias em Movimento’, são um exemplo da estratégia da autarquia no combate à desertificação demográfica.

Ciente de que a captação de jovens passa também pelo aumento da atratividade do território e da coesão social, o Município tem ainda promovido diversas iniciativas, que visam o incremento da qualidade de vida e o crescimento económico, atraindo famílias e empresários a se fixar e investir no Concelho.

Satisfeito com os resultados obtidos, José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, destaca que estes são fruto “do contributo de todos”. “Os nossos empresários e as nossas instituições são também responsáveis por este aumento demográfico. Pelo seu dinamismo e capacidade empreendedora, são um pilar no crescimento do nosso Concelho. Um Concelho de todos e para todos”.

GI CMM/ RL Açores