O Diretor Regional das Comunidades destacou, em Ponta Delgada, o contributo fundamental dos jovens açorianos para o “bom relacionamento entre povos e culturas residentes no arquipélago”, através da divulgação da interculturalidade nos Açores e fora do espaço insular.
“Os trabalhos realizados pelos alunos açorianos sobre o fenómeno imigratório e a nossa diáspora são fatores da mais relevante importância para o registo sobre o modo como os Açores gerem as migrações, nas perspetivas da integração e preservação da identidade, quer dos imigrantes, quer dos emigrantes”, afirmou Paulo Teves, que falava segunda-feira durante um encontro com os alunos vencedores da edição deste ano do concurso ‘Açores: Mar de Culturas’.
Álvaro Borges, Diogo Amaral e Tiago Couto, alunos da Escola Secundária da Lagoa, em São Miguel, foram os vencedores da terceira edição deste concurso, uma iniciativa promovida pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, que visa dar a conhecer a dupla vertente da emigração e imigração na Região, sensibilizando, em particular os mais jovens, para a relevância da adoção de boas práticas inclusivas, tanto no meio escolar como na sociedade em geral.
Para o Diretor Regional, esta ação, integrada num conjunto de iniciativas no âmbito da educação intercultural que o Governo dos Açores tem desenvolvido nos últimos anos, promove “uma maior compreensão dos desafios dos migrantes e do seu inegável contributo para o desenvolvimento socioeconómico e cultural das sociedades de acolhimento”.
“Nesta sã e profícua convivência entre comunidades, sejam sempre portadores de um abraço fraterno das nossas ilhas e, ao regressarem, partilhem com os amigos e familiares a dinâmica da nossa diáspora e o amor que nutre pelas suas raízes insulares”, apelou Paulo Teves, dirigindo-se aos vencedores do concurso, que iniciam sexta-feira uma viagem ao Brasil, como prémio pelo trabalho apresentado.
Os jovens, acompanhados pela professora responsável pelo projeto, Ana Isabel Moniz, têm previstas visitas às Casas dos Açores de São Paulo e de Santa Catarina, parceiras deste projeto.
Nestes dois estados brasileiros, vão visitar vários locais onde a presença açoriana é notória desde o século XVIII, nomeadamente Santo António de Lisboa, onde participarão em atividades de preparação da Festa do Divino Espírito Santo, o Bairro de Sambaqui, onde irão visitar a sede da Associação do Bairro, bem como a Lagoa da Conceição, o Mirante da Praia Mole, o Canal da Barra da Lagoa e o Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, entre outros lugares de referência.
O projeto vencedor, apresentado em formato de reportagem jornalística e intitulado ‘Açores: dinâmicas de idas e vindas das gentes’, abordou as diferentes questões inerentes ao processo migratório, a sua evolução na Região em contexto de globalização e a sua interação com as sociedades de acolhimento.
O concurso foi dirigido a alunos dos 10.º e 11.º anos de escolaridade e dos dois primeiros anos de cursos profissionais de nível 4, inscritos em estabelecimentos de ensino na Região Autónoma dos Açores.
GaCS/ DRCom