EDA assinala Dia Mundial da Energia

A EDA – Electricidade dos Açores, S.A. e a Fundação Eng.º José Cordeiro assinalaram o Dia Mundial da Energia, comemorado a 29 de maio, com a disponibilização de dois conteúdos que visam a promoção do conhecimento sobre as energias renováveis dos Açores, produção de energia, eficiência energética, sustentabilidade, entre outros, destinados às gerações mais jovens.

Uma das principais ações promovidas pela EDA, como forma de dinamizar o envolvimento com a comunidade, é a receção de visitas de estudo, de diferentes níveis de ensino, aos centros produtores das 9 ilhas. Durante as visitas, trabalhadores da EDA e EDA Renováveis dão explicações técnicas sobre a produção de energia, convencional ou renovável, o funcionamento das centrais e como se processa o fornecimento de energia elétrica aos clientes.

Para complementar a explicação presencial, a EDA resolveu atualizar e reeditar a banda desenhada “Lia e Nicolau – A Energia Elétrica nos Açores”, criada em 2013 pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais, para oferta aos alunos.

A Fundação Eng.º José Cordeiro associou-se à comemoração desta data pelo lançamento de um jogo de tabuleiro “Descobrir as Energias Renováveis nos Açores”. O objetivo é estabelecer uma parceria com a Rede Regional de Bibliotecas dos Açores para a distribuição do mesmo pelas diferentes ilhas da Região, procurando assim contribuir para o conhecimento dos alunos das escolas dos Açores sobre as temáticas da sustentabilidade e da produção renovável.

Recorda uma nota enviada às redações que a Fundação Eng.º José Cordeiro tem por finalidade a promoção da ciência e da cultura científica, e que tem desenvolvido nos últimos anos, entre outras, iniciativas destinadas aos mais jovens, como a edição de um livro de banda desenhada alusivo ao precursor da eletrificação dos Açores, Engenheiro José Cordeiro. Entre as suas contribuições para a promoção das energias renováveis, destaque ainda para o seu apoio a nível da manutenção do trilho pedestre “As Quatro Fábricas da Luz” e na conservação e dinamização do núcleo museológico da Ribeira da Praia.

RL/EDA